Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Galeria de vilões: Mr. Mxyzptlk


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mr. Mxyzptlk)

Galeria de Vilões do Superman

Mr. Mxyzptlk


Dados da publicação
Publicado porDC Comics
Primeira apariçãoSuperman #30
(Setembro de 1944)
Criado porJerry Siegel
Joe Shuster
EspécieDuende
Terra natala Quinta Dimensão
InimigosSuperman
Codinomes conhecidosMxy
HabilidadesNão estando ligado às regras da 3ª dimensão, pode executar qualquer feito que seja ou aparente ser mágico, sendo essencialmente onipotente.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada
Mister Mxyzptlk (pronunciado "Miks-yez-pit-lik", ou ainda como "Mix-yez-pittle-ik") é um personagem fictício da DC Comics, presença constante nas histórias de Superman, assim como nas séries de animação do personagem. Criado por Jerry Siegel e Joe Shuster, sua primeira aparição se deu em Superman (vol.1) #30, em Setembro de 1944.
Mxy (como também é chamado) é um duende da Quinta dimensão, possuindo estatura diminuta e poderes até o momento não completamente mensurados. Seu nome verdadeiro é impronunciável na linguagem humana. É conhecido por jogar com o Superman através de travessuras mortais. O personagem tem um senso de humor por vezes mórbido, mas em outras atua meramente como um palhaço. Seus poderes consistem em alterar a realidade a seu bel-prazer: Ele pode, por exemplo, dar vida a objetos, animar figuras de desenho, alterar forma e propriedades da matéria, teleportar-se, ficar invisível, etc.
A explicação mais plausível para estes poderes é que os habitantes de Zrfff, como seres pentadimensionais, fazem feitos muito superiores a nós mortais, que poderíamos fazer feitos superiores a seres tridimensionais. Edwin Gauss, um inimigo de The Flash, tem um traje que lhe permite tornar-se tetradimensional; ele podia enxergar a nossa realidade de todos os lados, e para ele, nós parecíamos tridimensionais. O poder de Mxyzptlk é pentadimensional e superior até a isso.
Sua mais recente participação de destaque se deu durante a Saga do Ruína, uma série de histórias que compreendem o período no qual o escritor Greg Rucka esteve à frente do título Adventures of Superman, aonde ele aparentemente faleceu, em Adventures of Superman #646, ao evitar que Superman fosse atingido por um bastão de kryptonita.

Zrfff, a Quinta Dimensão

Zrfff é uma dimensão altamente mágica onde os habitantes podem manipular a realidade a seu bel-prazer. Notórios habitantes deste mundo são o próprio Mxyzptlk, Bat-Mirim, Thunderbolt (o gênio de Johnny Trovoada), e Qwsp (duende que fez bagunças na vida de Aquaman em antigas histórias). Devido a uma espécie de "órbita" que a Quinta Dimensão faz, uma vez que um habitante de Zrff retorne, só pode voltar a Terra em 3 meses, que é o ponto de tempo em que as dimensões estão mais próximas (exceção: Thunderbolt, o gênio de Johnny Trovoada, conseguia transpor as duas dimensões uma vez por hora), Também é dito que, na verdade, a magia deles é nada mais e nada menos do que tecnologia pentadimensional.

Poderes e habilidades

Tendo acesso à tecnologia mágica de Zrfff, o poder do Mr. Mxyzptlk é de limites desconhecidos, visto que ele pode:
Manipular matéria e energia de forma ilimitada, animar objetos e figuras (que nem o Espectro (DC), alterar o tempo e espaço a vontade, ficar invisivel, se teleportar pra onde quiser, e se transformar no que quiser). Entretanto, devido a natureza humorística do personagem, seus poderes sempre tem um efeito jocoso. Entre suas muitas anedotas houve:
  • Eliminar a memória sobre Superman de todos os cidadãos de Metrópolis;
  • Criar um jornal em competição com o Planeta Diário, com "notícias do futuro"
  • fazer os poderes de Superman incontrolavelmente transferíveis;
  • Reverter os sexos de todos os cidadãos de Metrópolis;
  • Transformar as armaduras tecnológicas da Equipe Luthor em veículos (com os usuários dentro).
Os unicos limites conhecidos do seu poder são: 1: sua "dentenção" temporaria em Zrfff quando alguem conseque engana-lo pra dizer seu nome ao contrário; 2: o poder de outros seres pentadimensionais; e 3: apesar dos seus grandes poderes "mágicos", Mxyzptlk não é imune a magia. Fora isso, o Mxyzptlk é uma das entidades mais poderosas do universo DC.

Como derrotar Mxyzptlk

Na continuidade pré-crise, Mxyz era derrotado apenas quando alguém conseguia fazer com que ele dizesse o seu próprio nome ao contrário, assim Mr. Mxyzptlk voltava a sua dimensão de origem, e não poderia retornar a Terra por 3 meses.
Atualmente, com sua história reescrita, apenas se deve vencer algum contexto ridículo proposto pelo duende; ele volta a Quinta dimensão voluntariamente. Como exemplo, devemos lembrar quando Mxyzptlk desafiou Superman a pintar seu nariz de azul (o do próprio duende). Superman fez com que ele fosse convidado a um show de TV. Quando o Mxyz passou pó-de-arroz no rosto e foi exposto aos holofotes do programa, percebeu que seu rosto estava azul. O Homem de Aço havia posto químicas no pó de arroz que mudavam de cor quando expostas a luzes fortes. Mxyz então retornou a Quinta dimensão. De qualquer modo, devido a uma espécie de "órbita" que a Quinta Dimensão faz, uma vez que retorne, só pode voltar a Terra em 3 meses, que é o ponto de tempo em que as dimensões estão mais próximas.
Em Smallville, Chloe mostra que pode anular os poderes do Mxyzptlk por uma frequencia de radio parecido com o ultrassom.

Versões alternativas

  • Na mini-série Superman/Batman: Gerações, Mxyzptlk tem um contesto com o Bat-mirim. Os dois também já duelaram na edição especial Os Piores do Mundo.
  • Na história O que aconteceu ao Super-Homem?, uma história imaginária como último tributo ao Superman pré-crise, Mxyzptlk revelava que ele apenas usava a aparência de anão como fachada e que ele era na verdade um assustador demônio com sede de sangue. Nessa história, Superman tentou envia-lo à Zona Fantasma ao mesmo tempo em que ele falava seu nome ao contrário, o quê o rasgou em dois, matando-o. Mr.Mix.

Um comentário: