Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Mulher Gavião



Mulher-Gavião é uma personagem de Quadrinhos da editora DC Comics.

Mulher Gavião Original

Milhares de anos atrás, Príncipe egípcio Khufu e sua amante, Chay-Ara, entraram em contato com Metal enésimo (nith), um elemento do planeta Thanagar. A exposição ao elemento imprimiu neles memórias Thanagarianas e, combinado com o amor deles, fortaleceu suas almas e o laço entre elas. Eles foram assassinados em seguida por Hath-Set, um sacerdote corrupto de Anúbis. Em suas subsequentes reencarnações, Khufu e Chay-Ara sempre renasciam destinados a se encontrar e se apaixonar.

Nos anos 40, Khufu emergiu como Carter Hall que com a ajuda do metal antigravitacional enésimo tornou-se o Gavião Negro. Chay-Ara havia renascido como a jornalista Shiera Sanders. Carter e seu amigo Perry Carter construíram um par de asas para Shiera que se tornou a Mulher-Gavião e ambos ingressaram na Sociedade da Justiça e no Comando Invencível. Carter e Shiera se casaram e tiveram um filho, Hector Hall.

Com a dissolução da Sociedade da Justiça, Carter e Shiera também se aposentaram... por pouco tempo. Uma nova era heróica começava após a primeira aparição do Superman em público. Logo foi formada a Liga da Justiça. Isto inspirou a volta da Sociedade da Justiça, mas Carter e Shiera se juntaram à Liga como forma de unir os dois grupos. A Sociedade da Justiça é presa no limbo interdimendional e condenada a lutar contra o Ragnarok em The Last Days of the Justice Society.

Mulher Gavião de Thanagar

Surge então, uma nova Mulher-Gavião, Shayera Hol, membro dos Guardiães Alados, uma força policiais de Thanagar. Juntamente, com Katar Hol, passa a viver na Terra.

Pouco tempo antes da "Zero-Hora", o Deus-Gavião escapou do inferno e destruiu Thanagar, rumando diretamente para a Terra. Como única forma de derrotá-lo, Katar teve que se fundir a Carter e Shiera (que já tinham voltado há tempos do limbo), bem como aos espíritos de todos os outros "Campeões Alados". Shiera não sobreviveu a fusão e morreu, deixando Carter sem sua alma gêmea.

Kendra Saunders

Moça-Gavião (Mulher-Gavião V)Sem o conhecimento de Carter Hall (o primeiro campeão alado), a alma de Shiera apossou-se do corpo de Kendra Saunders pois ao cometer suicídio, havia deixado seu corpo desocupado. Devido à natureza estranha da reencarnação, Shiera acreditou ser Kendra Saunders neta do aventureiro Speed Saunders. Ela também era sobrinha neta da Mulher-Gavião, Shiera Sanders Hall. Órfã desde muito jovem, Kendra passou sua juventude em diversos orfanatos. Como resultado, Kendra teve uma infância conturbada, freqüentemente refugiando-se nas ruas. Finalmente, Speed Saunders a achou e passou a cuidar dela. Guiado por um conhecimento secreto do grande destino de Kendra, Speed treinou Kendra para assumir o manto de Mulher-Gavião. As asas de Kendra foram dadas a ela por seu avô, Speed. Elas pertenceram originalmente à Shiera Sanders. Kendra também herdou o amor da tia-avó por armas antigas é excelente no combate corpo-a-corpo. Sem saber o motivo, Kendra tem uma extraordinária afinidade com o antigo Egito e mundos alienígenas. Ao retornar, Carter reconheceu imediatamente em Kendra a alma de sua amada. Porém, Kendra não aceitou os fatos. Pela primeira vez, uma das almas gêmeas rejeitou a outra. Atualmente, ela vive em Senhor Roch e faz parte da Sociedade da Justiça.

O metal enésimo presente nas botas e nos arreios das asas de Kendra permite a ela voar. Graças às recordações de outras vidas, ela têm conhecimento prático da maioria das armas usadas na Terra do Egito Antigo até o presente, entretanto as habilidades da Mulher-Gavião estão diminuídas devido a sua recusa em aceitar a reencarnação.
Poderes

Geralmente, nas versões clássicas, o metal enésimo presente no cinto das Mulheres Gavião permite a elas flutuar; precisam das asas, junto com o cinto, para verdadeiramente voar e o bastão de Azackoc presente de seu eu do passado e de Azackoc. As Mulheres Gavião tem perícias com armas antigas (a de Thanagar tinha também com armas futuristas). Todas conseguem falar com pássaros e possuem força sobre-humana, ela tem uma velocidade em seu vôo e é boa em combate corpo a corpo, possui uma durabilidade, reflexos e resistência.

Fonte Wikipédia

Moça-Gavião (Mulher-Gavião V)

Moça-Gavião (Mulher-Gavião V)



Nome: Kendra Saunders
Nome original: Hawkgirl
Licenciador: DC Comics 
Criado por:
Geoff Johns
James Robinson



Outras identidades
  • Chay-Ara
  • Cinnamon

  • Grupos
  • Tropa dos Lanternas Negros
  • Sociedade da Justiça da América


  •  

    (acima, a personagem desenhada por Bill Marimon)

    Primeira aparição: revista "JSA" (1999).

    Quando Kendra Saunders suicidou, sua alma deixou o corpo. Foi então que, no exato momento, entrou nele a alma de Shiera Hall (ou Shiera Sanders), a Mulher-Gavião original, da Era de Ouro (anos 40). 

    O avô de Kendra, o veterano herói Speed Saunders, reconheceu imediatamente, pela cor dos olhos de sua neta, que naquele corpo habitava a alma da antiga heroína (que era parente de Saunders - ou "Sanders"). 

    Speed então convenceu Kendra a assumir sua "missão" como a nova Mulher-Gavião. Ainda acreditando ser a mesma Kendra de sempre - principalmente porque não tivera nenhuma experiência/recordação de Shiera -, ela resolveu assumir o uniforme da heroína, ingressando na nova equipe da Sociedade da Justiça.

    Ao retornar, Carter reconheceu imediatamente em Kendra a alma de sua amada. Porém, Kendra não aceitou os fatos. Pela primeira vez, uma das almas gêmeas rejeitou a outra.

    Atualmente, ela vive em St. Roch e faz parte da Sociedade da Justiça.

    O metal enésimo presente nas botas e nos arreios das asas de Kendra permite a ela voar. Graças às recordações de outras vidas, ela têm conhecimento prático da maioria das armas usadas na Terra do Egito Antigo até o presente, entretanto as habilidades da Moça-Gavião estão reduzidas devido a sua recusa em aceitar a reencarnação.

    Kendra é morta e se torna um zumbi do Mão Negra (Lanterna Negro) durante a Noite Mais Densa. Ao final da luta, a Luz Branca da Criação a ressuscita e quando ela retira a máscara, descobre-se que ela é Shiera, juntando-se novamente a Carter, o Gavião Negro.

    Para melhor se aproximar da tradução correta, o nome de Kendra foi alterado para Moça-Gavião.

  • Mulher-Gavião I



    Nome: Shiera Hall
    Nome original: Hawkgirl/Hawkwoman
    Licenciador: DC Comics 
    Criado por:
    Dennis Neville
    Gardner Fox



    Grupos
  • Sociedade da Justiça da América


  • Mulher-Gavião I 

    Nem sempre a Mulher-Gavião foi a popular super-heroína que conhecemos. Quando ela surgiu pela primeira vez, na revista "Flash Comics" 1 (com data de jan. de 1940 na capa), ela era apenas uma mulher comum, Shiera Sanders (ou Saunders), a namorada do super-herói da HQ em questão, o Gavião Negro. 

    Ela só se tornou Mulher-Gavião em 1941, nas páginas de "All Star Comics" 5, com data de junho-julho (era bimestral). Na trama, ela se disfarçara de Gavião Negro para enganar alguns criminosos daquele episódio. Mas, com o fim da missão, ao invés de aposentar as asas, ela continuou as usando em episódios posteriores, adotando finalmente o nome de "Mulher-Gavião".

    As aventuras de Gavião Negro e sua amada duraram até 1949, quando foram canceladas, principalmente por falta de interesse do público do pós-Guerra. 

    Doze anos depois, com os super-heróis voltando à moda (a chamada "Era de Prata" dos gibis) a editora DC os trouxe de volta, desta vez na revista "Brave and the Bold" 34.

    Na nova versão, ela era a policial alienígena Shayera Hol (foneticamente idêntico a "Shiera Hall"), que chegou ao nosso mundo para caçar um criminoso foragido, ao lado do marido, Gavião Negro. Adotando o nome de "Shiera Hall", ela passou a trabalhar disfarçada em nosso planeta como curadora de museu. Ao contrário de sua antecessora, esta nova defensora da Lei não atuava no grupo de heróis da Sociedade da Justiça, e sim na nova Liga da Justiça (que reunia Superman, Batman, Mulher-Maravilha etc.).

    Nessa nova versão, a heroína alada também era chamada de "Hawkgirl" (Moça-Gavião). Mas, a partir de 1981, a DC decidiu rebatizá-la de "Hawkwoman" (Mulher-Gavião). 

    Era o início de uma grande confusão. Para aumentar o problema, a DC fez uma outra mudança durante sua "Crise nas Infinitas Terras" (1985): ficou determinado que a personagem dos anos 40 e a presente habitariam o mesmo universo, sendo que Shiera Sanders ("Hawkgirl") atuou na Era de Ouro e Shiera Hall ("Hawkwoman") nos dias de hoje. E Shiera Sanders também começou a ser chamada de "Shiera Hall".

    Quando os leitores já estavam se acostumando com as duas personagens de mesmo nome e visual convivendo na mesma continuidade temporal, eis que, em 1989, a editora faz mais uma mudança, desta vez baseada na continuidade da série "Hawkworld", que fizera sucesso na época e contradizia tudo que foi mostrado antes: na base do acredite se quiser, ficou estabelecido que a Hawkgirl (ou Hawkwoman, se preferirem) que aparecera até então como membro da equipe da Liga da Justiça não era Shiera Hall, mas sim Shiera Sanders (dos anos 40) tomando seu lugar. 

    Porém, como isso era possível se Shiera Sanders naquela época estava presa no limbo visto no especial "Os Últimos Dias da Sociedade da Justiça" (1986)? De novo, a DC recorreu ao seu "acredite se quiser" para explicar mais um erro de continuidade: aquela heroína que aparecera na "Liga" era na verdade uma terceira Mulher-Gavião, Sharon Parker. A atual (vinda do "reboot" de "Hawkworld"), passou a ser chamada de Shayera Thal, ao invés de Shiera Hall. Ficou estabelecido também que a "nova" heroína sempre se chamou "Hawkwoman", nunca adotando o nome ("Hawkgirl").

    Quanto à primeira versão, dos anos 40 (Shiera Sanders), estabeleceu-se que ela e seus colegas da "Sociedade da Justiça" conseguiram se libertar do tal limbo onde estavam aprisionados, mas foi morta durante a minissérie "Zero Hora" (1994).

    - Antônio Luiz Ribeiro

    Notas e fontes —
    www.dcindexes.com/database/character-details.php?storycharid=34

  • Mulher-Gavião II



    Nome: Shayera Thal
    Nome original: Hawkwoman
    Licenciador: DC Comics 
    Criado por:
    Gardner Fox
    Joe Kubert



    Grupos
  • Superamigos
  • Thanagarianos
  • Liga da Justiça da América


  • Mulher-Gavião II 

    Primeira aparição: gibi "Brave and the Bold" 34 (1961).

    HISTÓRICO:

    Em 1961, com os super-heróis voltando à moda (a chamada "Era de Prata" dos gibis) a editora DC trouxe de volta, desta vez na revista "Brave and the Bold" 34, um antigo herói da casa: O Gavião Negro. Junto com o Gavião, estava sua parceira alada, a Mulher-Gavião (que também vinha das antigas aventuras dos ano 40).

    Na nova versão, a Mulher-Gavião era a policial alienígena Shayera Hol (foneticamente idêntico a "Shiera Hall") que, com o parceiro, chegou ao nosso mundo para caçar um criminoso foragido. Adotando o nome de "Shiera Hall", ela passou a trabalhar disfarçada em nosso planeta como uma pacata curadora de museu. Ao contrário da antiga versão, esta nova Mulher-Gavião não atuava no grupo de heróis da Sociedade da Justiça, e sim na nova Liga da Justiça (que reunia Superman, Batman, Mulher-Maravilha etc.). Outra diferença é que a nova versão dos Gaviões possuiam "reflexos e força superiores às de um homem comum", já que vinham de um mundo de massa superior à da Terra. 

    Ainda na nova versão, a heroína alada também era chamada de "Hawkgirl" (Moça-Gavião). Mas, a partir de 1981, a DC decidiu rebatizá-la de "Hawkwoman" (Mulher-Gavião). 

    Era o início de uma grande confusão. Para aumentar o problema, a DC fez uma mudança durante sua "Crise nas Infinitas Terras" (1985): ficou determinado que a Mulher-Gavião dos anos 40 e a presente habitariam o mesmo universo, sendo que a veterana ("Hawkgirl") atuou na Era de Ouro e Shiera Hall ("Hawkwoman") nos dias de hoje. 

    Em 1989, a editora DC fez mais uma mudança na heroína. Desta vez o "reboot" era baseado na continuidade vista na série "Hawkworld", que fizera $ucesso na época e contradizia tudo que foi mostrado antes na vida da personagem: por exemplo, a Mulher-Gavião de "Hawkworld" nunca pertencera ao "rank" da "Liga da Justiça". Então, como ficariam as histórias onde a jovem alada aparecia ao lado de Superman, Batman etc.? 

    Então, na base do acredite se quiser, ficou estabelecido que a Mulher-Gavião que aparecera até então como membro da Liga não era a Mulher-Gavião de "Hawkworld", mas sim Shiera Hall (a Mulher-Gavião dos anos 40) tomando seu lugar. 

    Porém, a armadilha que os editores e roteiristas armaram para si mesmos era mais complicada do que parecia: afinal, como isso era possível se a Mulher-Gavião da Era de Ouro, naquela época da "Liga", estava presa no limbo dimensional (visto no especial "Os Últimos Dias da Sociedade da Justiça", 1986)? De novo, a DC recorreu ao seu "acredite se quiser" para explicar mais esse erro de continuidade: aquela heroína que aparecera na "Liga" era, na verdade, a segunda Mulher-Gavião, Sharon Parker. A "atual" (a de "Hawkworld"), passou a ser chamada de Shayera Thal, ao invés de Shiera Hall sendo está a terceira Mulher Gavião. 

    Ficou estabelecido também que a "nova" heroína sempre se chamou (no original em inglês) "Hawkwoman", nunca adotando o "Hawkgirl" (nome original americano da personagem).

    NO DESENHO ANIMADO DA "LIGA DA JUSTIÇA"

    Em 2001 a TV americana apresentou um novo desenho da "Liga da Justiça" e, para variar, apresentou uma nova versão da heroína: ela ainda se chamava Shayera Hol e continuava como uma detetive de Thanagar. Só que, no resto, tudo mudou, principalmente para seguir a cartilha feminista/politicamente correta: "Hawkgirl" (sim, voltou o "girl") veio sozinha (nada de Gavião Negro como parceiro desta vez) através de um raio de teletransporte.

    - Antônio Luiz Ribeiro


    Bibliografia:
    - www.dcindexes.com/database/character-details.php?storycharid=158
    - www.hawkgirl.net/heros/hawkgirl.htm
    - jl.toonzone.net/hawkgirl/hawkgirl.htm

  • Mulher-Gavião III



    Nome: Shayera Thal
    Nome original: Hawkwoman
    Licenciador: DC Comics 
    Criado por:
    Timothy Truman




    Mulher-Gavião IV (Sharon Parker)



    Nome: Sharon "Hall" Parker
    Nome original: Hawkwoman
    Licenciador: DC Comics 
    Criado por:
    John Ostrander



    Mulher-Gavião IV (Sharon Parker) 

    Ficou então estabelecida a seguinte origem para Sharon Parker (a Mulher-Gavião que atuou na antiga "Liga" dos quadrinhos): Sharon Parker era uma mulher comum que conheceu e casou com Andar, um espião do planeta Thanagar. 

    Após uns quatro anos de casado e inativo, Andar finalmente recebeu uma missão de seus superiores: se infiltrar na Liga da Justiça Internacional (um desdobramento da Liga da Justiça da América), se passando por Carter Hall Jr. (o filho de Carter e Shiera Hall), o Gavião Negro. 

    Para se juntar a ele na Liga, os thanagarianos mentalmente forçaram Sharon a assumir a identidade de Sharon Hall, a Mulher-Gavião e esposa de "Carter Hall Jr.". 

    Quando a pobre Sharon descobriu a farsa, revelou toda a verdade para seus parceiros de equipe: Ajax, o Caçador de Marte, e Maxwell Lord. Andar, desmascarado, conseguiu fugir para seu planeta, mas antes matou Sharon por sua "traição".

    - Antônio Luiz Ribeiro

    Mulher-Gavião da Terra-10



    Nome: 
    Nome original: Hawkwoman From Earth-10
    Licenciador: DC Comics 



    Grupos
  • Liga da Justiça Nazista

  • Trata-se de um sósia da nossa conhecida Mulher-Gavião que vive numa Terra paralela (um mundo semelhante ao nosso, só que em outra dimensão) onde o nacional-socialismo ganhou a Segunda Guerra Mundial. (ALR)

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário