Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Ravena - Rachel Roth



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ravena é uma super-heroína fictícia que aparece nas histórias em quadrinhos publicados pela DC Comics. A personagem apareceu pela primeira vez em DC Comics Presents # 26 (outubro 1980), e foi criada pelo escritor Marv Wolfman e desenhada pelo ilustrador George Pérez. Ravena é uma empata, que pode se teletransportar e controlar a sua alma, podendo lutar fisicamente, bem como atuar sendo seus olhos e ouvidos mesmo estando longe de seu corpo. A História Cronológica de Ravena é dividida tipicamente em três partes. Em sua primeira vida, ela possuía 18 anos, ela vivia no Templo de Azarath e criou os "Novos Jovens Titãs". Em sua segunda vida ela se transformou na "Ravena Branca", e durou menos de dois anos.E em sua terceira vida que é sua forma atual. Ao contrário da transição entre a sua primeira vida e a segunda, com sua terceira vida ela veio um corpo novo, mais jovem.


Publicação

A personagem foi criada por Marv Wolfman e George Pérez. A descrição de Wolfman de Pérez era de uma personagem feminina do tipo meio que fantasmagórico. Pérez observa que:
"A capa - Eu projetei para se parecer com uma cabeça de um pássaro real - foi minha contribuição, juntamente com o fato de que eu queria lhe dar um uma roupa prática para ação. Ela não se parecia com um personagem de ação, porque ela se vestia de forma inapropriada para este tipo de prática."

Biografia da personagem

Primeira vida

Uma personagem com uma origem e passado mórbidos, Ravena é a filha mestiça de uma mulher humana chamada Arella e o demônio interdimensional Trigon. Ela cresceu em uma dimensão alternativa chamada Azarath, com seus habitantes pacíficos, cujo líder espiritual era a Mística Azur. Em sua terra natal, ela foi ensinada a "controlar suas emoções", por Azur, a fim de reprimir os poderes demoníacos herdados. Basicamente, impedia-se que Ravena sentisse qualquer emoção forte, pois ela poderia se tornar um demônio como seu pai. Durante este tempo, Raven raramente viu a mãe e cresceu separada dela. Após a morte de Azar, Arella começou a tarefa de sensibilização e ensino à Ravena. Na mesma época, a herança demoníaca de Ravena foi revelada, já que ela conheceu seu pai cara a cara. Logo após seu aniversário de 16 anos, Ravena aprendeu que Trigon planejava vir para sua dimensão, e ela prometeu detê-lo. Ravena inicialmente tentou se aproximar da Liga da Justiça, mas eles recusaram-la no conselho de Zatanna, que detectou sua herança demoníaca. Em desespero, ela reformulou os Titãs como Novos Titãs para combater seu pai. A equipe era composta por RobinMoça MaravilhaKid FlashEstelarCyborg e Mutano. Nesta encarnação, Ravena foi considerada uma pessoa sombria, muitas vezes notavam-se em suas observações um tom sarcástico e/ou irônico.
Ravena, ocasionalmente, sucumbiu a suas emoções, levando a ter problemas com seus companheiros de equipe. Logo após seu recrutamento para a equipe, Kid Flash concordou em ser um membro depois que Ravena usou seus poderes para forçá-lo a amá-la. Durante outra reunião com a Liga da Justiça, Zatanna revelou esta informação, o que levou os outros Titãs à desconfiarem de Ravena. Finalmente, foi revelado que ela manipulou as emoções de Kid Flash e logo após foi removido o seu conhecimento do encontro.
RavenaEsta separação não durou muito tempo pois Trigon rapidamente sequestrou Ravena e à levou para sua dimensão de origem. A equipe derrotou o Trigon e o selou em uma prisão interdimensional com a ajuda de Arella, que ficou na protegendo a porta interdimensional da cela de Trigon. No entanto, Ravena continuou a lutar contra a influência de seu pai pois ele não foi completamente destruído. Houve vezes que por um curto período de tempo Ravena perdeu o controle em situações de alto stress, mas conseguia recuperar o controle antes de Trigon pudesse ascender.
Histórias populares, como "O Contrato de Judas" aconteceram durante esse período. Eventualmente, porém, Trigon escapou de sua prisão, veio para a Terra, e assumiu o controle de Ravena, destruindo Azarath no processo. Os Titãs se reuniram e foram forçados a matar Ravena, permitindo assim que as almas de Azarath que possuíam-la, guiadas pelo espírito de Azar, que estava agindo através do corpo de Lilith, usaram-na como um canal para matar Trigon . Depois desta batalha, Ravena ressuscitou das próprias cinzas, livre do mal de Trigon, e desapareceu.

Ausente durante Crise nas Infinitas Terras

Entre o período que ocorre entre a primeira e segunda vida de Ravena, seu paradeiro era desconhecido até mesmo para o Monitor, um personagem que tenha conhecimento de todos os seres em todas as dimensões paralelas que contêm Terra. Isto sugere que, durante este período, Ravena transcendeu a Terra em uma dimensão não paralela. Ravena foi mencionada em um painel, sugerindo como alternativa para oPsico-pirata como um empata nos planos do Monitor. Ela também foi mencionada como uma alternativa para o Anti-Monitor.

Segunda vida (Ravena Branca)

Mais tarde, os seguidores do inimigo dos Titãs, Irmão Sangue, capturaram Ravena para controlar Asa Noturna (ex-Robin), como parte dos planos de Sangue para sua ressurreição. Os Titãs resgataram os dois e evitaram o retorno do Irmão Sangue. Ravena, em seguida, vestiu uma capa branca para representar a liberdade da influência de seu pai
Algum tempo depois, depois de ser livre para sentir, Ravena descobriu que não só era capaz de sentir as emoções dos outros, mas também controla-las. Ela aprendeu a lidar com esse poder só depois de involuntariamente fazer Asa Noturna acreditar que ele a amou por um breve momento, quando ela acreditava que estava apaixonada por ele. Foi durante este incidente que Estelar e Ravena se tornaram amigas íntimas. Ravena também incitouu uma relação com technopata Eric Forrester, que estava usando a força da vida das mulheres que ele seduziu para recuperar parte de sua humanidade perdida, conseqüência de interagir com computadores. Forrester sabia que Ravena com sua "alma única" poderia ajudá-lo a manter permanentemente a sua humanidade. Esta tentativa foi interrompida pela intervenção de José Wilson (Jericó), que ajudou Ravena a superar seu amor por Forrester e destruí-lo para salvar-se.
A vida de Ravena decorreu sem alteração até que ela foi seqüestrada pela Sociedade Gnu durante a história "Caça Titãs". A Gnu, liderada pelas almas de Azarath possuídas por Trigon, iam usar vários Titãs para realizar o retorno de Trigon. Durante uma enorme batalha nos restos de Azarath, Ravena estava possuída pelas almas do mal e voltou a ser a sósia do mal de seu pai. Arella, junto com Danny Chase, usou o poder da alma de Azar para limpar Ravena, no entanto, com a batalha, seu corpo foi destruído, e Arella e Danny se juntou a alma limpa de Azarath para se tornarFantasma.
Agora, livre de sua prisão corporal, as más energias de Trigon que estavam na alma de Ravena tomaram consciência e possuíam uma meta-humana com parecida com Ravena. Ravena apareceu possuída por seu lado malvado e tentou implantar sementes de Trigon em novos corpos. Ela interrompeu o casamento de Asa Noturna e Estelar, e implantou uma semente de Trigon em Estelar. Ao invés de corrompê-la, ela implantou na verdade a alma boa de Ravena. Isto fez Estelar deixar a Terra, a fim de escapar da Ravena malvada, que implantou sementes em outros super-heróis também. Os Titãs foram capazes de derrotá-la só por causa da ajuda que receberam de Fantasma. Ravena retornou mais tarde, ainda má, para destruir a sua versão de boa implantada em Estelar.

Terceira vida

Na forma de um espírito, Ravena vagou Terra à procura de seu lugar no mundo quando o Irmão Sangue estava invocando-a. Seu espírito foi reencarnado no corpo de um adolescente pela Igreja de Sangue. Uma nova tropa dos Jovens Titãs descobriram que a Igreja de sangue eram adoradores do pai de Ravena, Trigon. Eles também encontraram uma profecia que dizia do casamento entre o Irmão Sangue e Ravena que resultaria no Armageddon. A equipe interrompeu o casamento, e Ravena forçou o culto à fuga. Ela então se juntou ao Titãs e se matriculou em uma escola como "Rachel Roth", em honra do nome de sua mãe ao nascer.
Depois de seu renascimento, Ravena começou a desenvolver sentimentos românticos por seu companheiro de equipe, Gar Logan (Mutano), e os dois se tornaram recentemente um casal.


Crise Infinita e 52

Devido aos efeitos de destruição do Espectro de magia durante a história "Dia da Vingança", os poderes mágicos de Ravena enfraqueceram e saíram em parte para fora de seu controle. Ela continua a lutar, ajudando os Titãs, tanto na evacuação da cidade destruída de Blüdhaven e lutando com Superboy Prime.
Durante seu um ano ausente, Ravena auxiliou Aço a lançar um ataque contra Lexcorp quando Natasha Irons foi capturada por Lex Luthor. Os Titãs (composto por Mutano, Ravena, O Jovem FrankensteinRapina e Columba, Zatara e Terra) lutam contra Adão Negro na Grécia e no Himalaia. Ravena tenta deter Adão Negro, mas ele destrói sua própria alma e faz como reação a experiência psíquica da morte de Jovem Frankenstein e Terra.

"One Year Later"

Ravena sai do time depois que ela e Mutano terminam o romance. Ela comenta com Cyborg inconsciente, que Mutano estava estressado por ser líder da equipe, e ela ainda o compara com Asa Noturna. Deixando os outros pensam que ela está saindo por causa de Gar, Ravena realmente deixa a equipe porque ela descobriu um segredo de um dos outros Titãs.
Depois de teleportar por uma noite inteira, Ravena executa os perseguidores invisíveis, com um livro macabro. Ravena tem um disquete contendo a alma de Jericó. Ela realiza um ritual de purificação de sua alma e transfere-a para um novo corpo antes de retornar à equipe como um membro de pleno direito.
Ravena é posteriormente contactada por Robin e Moça-Maravilha, na esperança de que ela pudesse ressuscitar Superboy como ela fez Jericó. Infelizmente, Ravena declara que é impossível, pois a alma de Superboy havia partido para a vida após a morte, enquanto que a alma de Jericó foi mantida em um disquete. Sem aviso, os Titãs são capturados pelos vilões Titãs do Leste e transportados para a original Ilha Titã, em Nova York, onde Ravena é colocada aos "cuidados" de Enigma e Duela Dent, que garantiu que iria torturá-la psicologicamente. Ravena´prepara sua fuga, oferecendo uma vaga para Duela no grupo dos Titãs Verdadeiros. Depois de nocautear Enigma e Risco deixando-os inconscientes, Ravena, Duela e Cyborg obtem reforços de Asa Noturna, Tróia, Mutano, e Bart Allen. Depois de acabar com os Titãs do Leste, ela dá pistas de que ela ainda ama Gar, mas ele se recusa a conversar sobre o assunto, deixando seu relacionamento incerto.
Após a morte de Bart Allen, Ravena, junto com os outros Titãs adultos, decide deixar a equipe. Ravena decide aproveitar a chance de ir a escola, pois ela nunca teve essa oportunidade antes.
Ravena estrela em uma minissérie de cinco edições escrita por Marv Wolfman, com arte de Damion Scott. Tudo ocorre o ano em falta, após tentativas de Ravena de ter uma vida como uma adolescente normal e frequentar a escola. Infelizmente, ela começa, sendo arrastada para uma luta mística para as vidas de suas colegas. Na # 177 da revista Wizard, Wolfman descreve resumidamente a série, dizendo: "Ela precisa estar centrada e responsável por si mesma pela primeira vez em sua vida. Isso é mais do que apenas um, 'conto da Ravena", isso que define sua nova vida.

Titãs

No mais recente o relançamento do título, Titãs, Ravena e um grupo de colegas são atacados por uma criatura demoníaca, enviada pelo pai, ressuscitado, de Ravena, Trigon. Ela logo se junta a Mutano, Donna Troy, Arqueiro Vermelho, Estelar, Flash e Asa Noturna na Ilha Titã, Nova York, onde Cyborg e sua equipe de Jovens Titãs foram atacados por Exterminador e pelos vilões Titãs da Costa Leste. Esses eventos levam à criação da mais nova equipe de Titãs, que consiste no original Novos Jovens Titãs.

Poderes





Ravena




Nome: Rachel Roth
Nome original: Raven
Licenciador: DC Comics 
Criado por:






Grupos


  • Sentinelas da Magia
  • Novos Titãs III
  • Novos Titãs
  • Jovens Titãs

  • Ravena - Rachel Roth


    Ravena (em Inglês Raven, que quer dizer corvo, que por sua vez quer dizer "vocação para a magia").Sua personalidade complexa e obscura, seu jeito fechado e o grande poder que tem a fazem parecer um pouco ranzinza, mas ela é muito leal aos seus amigos e sempre presente.

    Ela é obrigada a meditar todos os dias e manter-se calma para controlar todo o seu poder. Seu poder é movido à emoção: "Quanto mais você sente, mais energia você libera", por isso seu ponto fraco é o descontrole emocional.

    O Início

    Ravena é fruto da união entre Trigon, um ser extradimensional, e Arella. Prestes a se suicidar, Arella foi salva por um grupo pacifista que vivia em Azurath, cidade localizada numa outra dimensão, lá Ravena nasceu.

    No momento de seu nascimento, a influência de Trigon foi sentida em todo o local. Azur, a sacerdotisa, tomou Ravena como sua pupila e a treinou para que controlasse as próprias emoções. Desta forma, o lado herdado de Trigon não se manifestaria.

    Aos dez anos, Ravena voltou a ser cuidada por Arella, pois Azur faleceu, deixando como herança para a pupila um par de anéis, que continham a essência da sacerdotisa. Três anos mais tarde, Trigon apareceu em Azurath numa tentativa de trazer Ravena para si. Como um mecanismo da defesa, Ravena manifestou seu ego espiritual, na totalidade, pela primeira vez.

    Os Novos Titãs

    Aos dezoito anos, ela se dirigiu à Terra, com o intuito de agrupar heróis que a auxiliasse a derrotar seu pai. Primeiramente, ela procurou a Liga da Justiça, mas foi ignorada, pois Zatanna sentiu o mal dentro dela. Com isso, Ravena encontrou os futuros Titãs: Cyborg, Robin, Moça-Maravilha, Mutano, Kid Flash e Estelar. Quando o grupo descobriu que ela era filha de Trigon e que havia manipulado as emoções de Wally, induzindo-o a amá-la, decidiram abandoná-la. Entretanto, a equipe ajudou Ravena a derrotar seu pai, que foi aprisionado em uma prisão interdimensional, tendo Arella como guardiã.

    Depois que Trigon foi derrotado, o grupo decidiu permanecer unido, mas Ravena tinha que lutar contra a influência demoníaca que crescia dentro dela. Quando Jericó se uniu aos Titãs, ele e Ravena desenvolveram um forte laço de amizade, isso o motivou a tentar descobrir o que se passava com ela, porém sua tentativa foi em vão, pois Trigon reclamou a alma de Ravena, que não teve mais forçar para lutar contra este mal.

    Assim, Trigon ressurgiu, mais forte do que antes, destruindo Azurath. Ravena caiu sobre influência física e psíquica de Trigon e, os dois juntos, lutaram contra os Titãs. Quando a batalha já parecia perdida para o grupo, Lilith e Arella vieram ao auxílio deles, ajudando-os a derrotar o demônio e a libertar Ravena, que desapareceu.

    Arella decidiu procurá-la, entretanto Ravena foi encontrada por acólitos de Irmão Sangue, que a usaram para controlar Asa Noturna durante a ressurreição de Sangue. Após uma luta, os Titãs salvaram Dick e Ravena. A partir daí, Ravena começou a usar um manto branco para refletir sua psiquê. Neste período também ela pensou estar apaixonada por Dick, mas descobriu que estava enganada.

    Ela conheceu Erick Forrester e manteve um relacionamento com ele, mas logo depois, descobriu que este a manipulava. Ele, na verdade, era um vampiro de almas. Ravena foi salva por Jericó.

    Ravena Negra

    Logo após este evento, os Titãs foram caçados pela Sociedade Gnu e ficaram chocados ao descobrir que o líder era, o amigo e companheiro, Joe Wilson. As almas de Azurath se fundiram a Jericó logo após o segundo confronto com Trigon, elas procuravam entidades superpoderosas para habitarem. Durante o processo de transferência de almas, Jericó recuperou a consciência temporariamente, implorando a seu pai para matá-lo, sendo atendido com tristeza por Slade Wilson.

    Durante a dispersão das almas neste evento, o corpo de Ravena foi destruído por Arella e Danny Chase (Fantasma), sendo supostamente morta. Arella e Danny também morrem no processo, mas Fantasma retornou como uma fusão de almas de Azurath, Danny e Arella.

    Em seguida, uma versão negra de Ravena emergiu, pois sua consciência negra sobreviveu e encontrou um corpo para se abrigar. Ela agora tinha como objetivo plantar sementes de Trigon em outros seres. Neste ínterim, os Titãs passaram por grandes mudanças. Durante o casamento de Dick e Kory, R avena Negra aparece e implanta em Kory uma das sementes. Com isso, o casamento não acontece e Kory se dirige a Tamaran. Mas não foi apenas Kory que recebeu a semente, Supergirl, Mutano, Magenta, Asa Mortal, Trovão e Relâmpago, foram também infectados. Com a ajuda de Fantasma, os Titãs derrotaram esta versão de Ravena (ou assim pensaram).

    Ego Dourado

    Mais tarde, os Titãs se uniram a Cyborg e Technis numa nova batalha contra Ravena Negra, que buscava sua parte boa, inserida em Kory. Neste conflito, Tamaran e Technis foram destruídos. Contudo, os Titãs destruíram totalmente a parte negra e restauraram Ravena em um corpo espiritual dourado. Ela, Minion e Garfield Logan decidiram permanecer no espaço junto a Victor Stone. Porém, ela retornou à Terra, onde ajudou os Titãs outra vez contra remanescentes do Império Technis, que envolveu a Liga da Justiça.

    Turma Titã

    Após isso, Ravena foi em busca do seu lugar no mundo. Sem um corpo, sua alma vagou pelo mundo, até quando um novo corpo ressurgiu com a ajuda dos acólitos do Irmão Sangue. Ela, mais uma vez, foi seqüestrada por Sangue para que esta se casasse com ele.

    Os Titãs, numa nova formação, foram resgatá-la e acabaram descobrindo que o deus adorado pelo culto de Sangue era Trigon. A união entre Ravena e Sangue traria o Armagedon e a limpeza terrestre, mas a tentativa de Sangue em se casar com Ravena foi interrompida pelos Titãs, Exterminador e Rose Wilson. Ravena libertou um rebanho de demônios no culto, forçando os adoradores a fugirem, interrompendo assim os planos de Sangue. Ela decidiu se juntar a seus amigos.

    Após Crise Infinita, Ravena e Rapaz-Fera (como Gar passou a se chamar atualmente) romperam o relacionamento amoroso há pouco iniciado e ela decidiu viajar o mundo para descobrir o traidor dos Titãs. Ao perceber que a traidora era Granada, em meio a uma batalha, Ravena foi apta a trazer a alma de Jericó para um novo corpo. Com isso, retornou para o grupo, mais uma vez.

    Máscara Medusa

    Após deixar os Novos Titãs, Ravena se mudou para a Califórnia com a intenção de aprender a lidar com seu novo corpo e emoções. Assim, passou a freqüentar a Academia Strages, em Sausalito.

    Inexplicavelmente, Rachel Roth, como Ravena passou a se chamar, começou a ter pesadelos e visões constantes de que algo terrível aconteceria naquela semana em sua escola - alguém seria assassinado na Sexta-Feira. Ela já vinha alguma dor desde Crise Infinita, mas não conhecia a causa. Intrigada, a jovem Titã começou a tentar desvendar esse mistério, mas, em meio às especulações, ela passou a sentir dores inesperadas, que acabavam causando alterações nas emoções e comportamento de todos que estivessem ao seu redor, ao menos era o que ela pensava ser. Neste ínterim, Ravena fez amizades na escola, mas mesmo assim, procurava não se envolver muito com as garotas, temendo que pudesse causar algum problema a elas.

    Paralelamente a esses eventos, o cientista Dr. James Davis procurava encontrar a cura para sua filha, Laura, que havia sofrido um acidente automobilístico há pouco mais de um ano. Após ter submetido sua filha ao tratamento com infra-som, Davis encontrou a Máscara Medusa - a mesma que o Pirata Psíquico usava como arma, antes de morrer nos eventos de Crise Infinita. O cientista acreditava que a máscara pudesse curar sua filha, mas acabou perdendo sua sanidade ao entrar em contato com a mesma, atacando emocionalmente todas as pessoas que trabalhavam em seu centro de pesquisas – o Laboratório Praxis R+D.

    Concomitantemente, Ravena viu, em uma de suas visões, que uma de suas amigas, Angelina, seria a assassina misteriosa. Novamente, após sofrer ataques psíquicos inesperados, a empata se teleportou para a dimensão de Azarath, onde, através de meditação, foi capaz de identificar a fonte do problema. Instantaneamente, ela se encontrou no Laboratório onde Laura estava em tratamento. Lá, ela enfrentou o Dr. Davis, que acabou sendo derrotado pela empata. Mas foi neste momento que Ravena percebeu a verdadeira ameaça. Na verdade, Laura induziu seu pai a obter a Máscara Medusa para se vingar e espalhar o medo pelo país. Durante a batalha emocional, Laura matou seu pai e revelou seus planos a Ravena, que, por sua vez, teve de se separar de seu corpo para impedir que suas amigas, controladas por Laura, iniciassem um efeito dominó de medo e terror. Ravena impediu que Angelina e as outras cometessem os assassinatos.

    Quase prestes a ter seu corpo desintegrado - devido à separação de seu ego espiritual, Ravena retorna e percebe que poderia controlar a fúria de Laura na dimensão de Azarath. Com a ajuda dos Monges de Azarath, ela conseguiu acalmar a fúria de Laura e descobriu que ela não era a culpada pelos ataques psíquicos na escola, mas que, na verdade, era Laura a responsável. Ao retornar para casa, Ravena usou a Máscara Medusa para fazer com que as garotas se esquecessem dos fatos, destruindo-a, em seguida.
    Livre da culpa, Ravena passou a levar uma vida normal, junto às suas amigas, enquanto Laura permaneceu junto aos monges, em Azarath.

    Família Unida!

    Após a batalha entre os Titãs e os Titãs do Leste, Cyborg deixou os Novos Titãs em São Francisco e decidiu reconstituir a Ilha Titã em Nova York. Um novo edifício foi construído para abrigar o grupo que Vic aspirava reunir. Desejando criar um time com heróis experientes supervisionando jovens heróis, Victor convidou todos os antigos Titãs como Asa Noturna, Donna Troy, Estelar, Rapaz-Fera, Ravena, Arqueiro Vermelho e Flash para unirem-se a ele, mas todos estavam ocupados cuidando de suas próprias vidas.

    Embora Cyborg tenha classificado o novo time como um esquadrão, um novo grupo de Titãs foi formado: Anima, Vulcão, Rapina e Columba, Lagoon Boy, Poderoso e Pequena Barda. Durante uma sessão de treinamento, esses Titãs foram terrivelmente atacados por um inimigo desconhecido. Sentindo a presença de seu pai, Ravena procurou seus antigos amigos para ajudá-la. Após uma breve investigação, os Titãs descobriram que o responsável pelos ataques eram outros filhos de Trigon - Jacob, Jesse e Jared.
    Usando Ravena como fonte, os irmãos abriram um portal para o reino desolado onde o enfraquecido Trigon esperava. Os Titãs enfrentaram os demônios e temiam que Trigon voltasse à Terra outra vez. Mas, induzidos por Ravena através do pecado capital Cobiça, os irmãos trairam seu pai, drenando o restante de seu poder. Ao invés de se irar com a traição de seus filhos, o demônio, na verdade, se orgulhou. Assim, Ravena decidiu ficar novamente junto com os Titãs na Ilha Titã em Nova York.

    Poderes e Habilidades

    Seu novo corpo traz novas habilidades, como: empatia, dispersão da dor através do contato e teleporte de longo alcance. Ravena pode também projetar uma entidade conhecida como ego espiritual. Além dessas, ela manifestou outras habilidades também, incluindo a manipulação de emoções, habilidades precognitivas de baixo nível, controle dos pecados capitais e vôo.

    Fontes
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário