Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Superman - Parte 2

Para ver o início dessa postagem que foi dividida em 2 partes: Superman - Parte 1 é só clicar AQUI

Superman - Parte 2 começa aqui

Superman ou Super-Homem?

Para aqueles que leram as histórias do herói até alguns anos atrás, é estranho ver o nome Superman sendo utilizado, ao contrário da tradução à língua portuguesa, Super-Homem. Não há exatamente um consenso. Os DVDs do herói, por exemplo, trazem o nome "Superman" em suas caixas, o chamam de "Super-Homem" na dublagem em português e "Superman" nas legendas também em português. Já o desenho animado da década de 1990 o chamava de "Super-Homem" enquanto em sua continuação direta, Liga da Justiça, ele virou novamente Superman.
Quando as primeiras histórias da personagem chegaram ao Brasil, nos anos 40 e 50, era comum a tradução e a adaptação dos nomes. Sendo assim, a escolha óbvia era Super-Homem, apesar de que sua primeira revista se chamava Superman (EBAL, novembro de 1947) e dentro da revista era chamado de Super-Homem. Entretanto, após várias décadas, a globalização mostrou que ter um nome diferente do país originário da personagem pode ser muito prejudicial financeiramente.
Isso acontece porque bonecos, camisas e outros objetos promocionais são fabricados normalmente em apenas um país (a China, por exemplo) e depois exportados ao mundo todo e, na embalagem, consta o nome original da personagem. Quando o produto chega a um país onde esse nome é diferente, o importador se vê obrigado a gastar ainda mais dinheiro em novas embalagens e adaptações.
Foi por esse motivo que na versão brasileira da série As Novas Aventuras do Superman o nome do super-herói não foi traduzido. Preferiu-se utilizar Superman em vez de Super-Homem[38]. Com o sucesso da série, o nome Superman tornou-se mais comum entre os fãs. Assim a Editora Abril, que era a responsável pelas histórias em quadrinhos da personagem no Brasil, aproveitou a oportunidade e começou a usar a versão em inglês. A grafia Kal-El, porém foi alterada para Kalel.
Algo parecido já havia acontecido nos anos 1980 dentro do universo do Superman. Desde as primeiras histórias no Brasil o nome de Lois Lane era adaptado como Miriam Lane. A Editora Abrilaproveitou os acontecimento da Crise nas Infinitas Terras, em 1987, para poder finalmente grafar o nome da forma original.

Kryptonita

A Kryptonita é formada de fragmentos radioativos de Krypton, o planeta natal do Super-Homem.
Na Era de Prata, havia vários tipos diferentes de kryptonita:
  • Verde - a mais comum, é fatal a qualquer Kryptoniano, causa fortes dores e pode levar à morte se a exposição à sua radiação for prolongada.
  • Vermelha - causa uma de muitas mutações imprevísiveis a nível físico e mental: pode alterar as emoções do Super-Homem, fazê-lo criar 2 braços extra, torná-lo um anão, um gigante, um dragão, uma criança, separá-lo num Superman mau e um Clark Kent bondoso e sem poderes, dividi-lo em um Superman azul e outro vermelho, torná-lo muito gordo, torná-lo muito cabeludo e barbudo, fazê-lo ficar com cabeça de formiga, fazê-lo incapaz de dizer qualquer coisa sem ser em kryptonês, fazê-lo amnésico, fazê-lo perder a invulnerabilidade na parte esquerda do corpo, etc. Os efeitos duram de 24 a 48 horas, e nunca se repete um mesmo efeito. Aparentemente, cada pedaço de kryptonita vermelha só podia afetar um kryptoniano uma única vez, necessitando outro pedaço para um novo efeito (mas que nunca seria o mesmo). Pois no seriado Smallville a Kriptonita vermelha muda a personalidade do Superman, fazendo tornar-lo vilão.
  • Azul - Letal para Bizarro, mas cura efeitos de outras kryptonitas em Superman (exceto a dourada).
  • Branca - Letal para a vida vegetal.
  • Antikryptonita: Possui o efeito inverso da Kryptonita Verde, ela não é letal para os Kryptonianos, mas é fatal para os humanos normais. Formou-se no solo de Argo City, cidade kryptoniana da Supermoça.
  • kryptonita X: verde, dá poderes quase iguais aos de Superman a humanos normais. Temporário, mas pode ter efeito permanente.
  • Dourada - o mais raro isótopo de kryptonita, elimina permanente os poderes de kryptonianos à menor exposição, bem como qualquer possibilidade de vir a desenvolvê-los. Nem mesmo a kryptonita X ou a azul pode devolvê-los. (nas histórias oficiais, Superman nunca se expôs a ela, caso contrário seria o fim do Homem de Aço…).
  • kryptonita jóia: criada pelo interno da Zona Fantasma Jax-Ur, esta não é realmente kryptonita, nem mesmo radioativa. Esta pedra permite aos internos da Zona Fantasma poderem influenciar o mundo fora da Zona. Eles podem focalizar suas forças de vontade na pedra a fim de criar os efeitos de poderes mentais que afetam seres humanos da Terra, como hipnoserajadas mentaisrajadas psicocinéticas, ilusões e controle mental.
Após a Crise nas Infinitas Terras, o Super-Homem ganhou uma nova origem onde existia apenas um tipo de kryptonita: a verde.
Na Série Smallville que conta a história do Superman enquanto jovem, existem alguns tipos de kryptonita:

Nenhum comentário:

Postar um comentário