Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

sábado, 5 de julho de 2014

Blob - Fred Dukes



Blob – Stan Lee e Jack Kirby
Primeira Aparição: Uncanny X-Men V.1 #3 (1964)
Nome: Fred J. Dukes
Outros Nomes:
Nacionalidade: Estadunidense (Lubbock, Texas, E.U.A) Terra 616
Raça: Mutante
Status: Inativo – Sem poderes



Poderes Mutantes:
  • Obesidade Mórbida:
– Massa corporal o deixa invulnerável a força bruta e impacto;
– Ao fixar o pé no chão, nada o tira do lugar;
– Aumentar a densidade de seu corpo.
  • Super-Força

Outros Poderes:
Equipamentos:
Habilidades:
Características Psicológicas: Grosseiro, mal educado, machista, Misógino.
Características Físicas: Obesidade Mórbida, cabelos castanhos
Outras Características: Baixo intelecto
Afiliações: Fator 3, Irmandade de Mutantes (II), Força Federal/ Vigilantes da Liberdade, Irmandade de Mutantes (III, V e VI), Tropa X e Célula X
Base de Operações: Pentágono
Ocupação: ex-Atração de circo, ex-Agente Federal, atual instrutor de perda de peso
Parentes Conhecidos: Não revelados
Relacionamentos: (Não parece ter muita sorte com as mulheres.)

Biografia
1-Origem: Em seus 13 anos de idade, Fred Dukes começou a ganhar peso morbidamente, o que era motivo de gozação entre os garotos da mesma idade. Constantemente era ridicularizado e agredido por isso. As ofensas o magoavam. Até entrar para o circo.
No circo seus poderes mutantes passaram a ser seu ganha pão, em suas apresentações ele recebia tiros e bala de canhão no corpo, sem se ferir. Lá, ele recebeu o nome artístico Blob e era tratado como animal.
2- Escolhendo um lado: Foi convidado para ir até a Mansão de Xavier fazer uma série de testes. Blob recusava ir mas mudou de ideia ao ver a bela Jean Grey. Os testes confirmaram que ele era um mutante e assim foi convidado para se unir aos X-Men. Mas o arrogante Fred decidiu não participar dizendo ser mais forte que a equipe inteira. Seu modo grosseiro faz a equipe não simpatizar com Fred que logo os considerou inimigos.
Sabendo agora a origem de suas habilidades, decidiu não ser tratado mais subjugado e assim liderou uma rebelião no circo e levou todos a atacar a mansão de Xavier.
Professor X percebe que foi um erro apresentar os X-men, que são mantidos em segredo do resto da humanidade, Xavier apaga qualquer lembrança dele sobre o acontecido. Blob retorna ao circo, mas não por muito tempo.
O arqui-inimigo de Xavier, Magneto, o convoca. Blob recupera a memória dos fatos apagados de sua mente e participa de uma missão ao lado da Irmandade de Mutantes para destruir os X-Men.
No fim ficou irritado com Magneto se sentindo mais uma vez subjugado e manipulado e foi embora. Se recusou a participar tanto da equipe dos heróis como da equipe dos vilões, mas sua índole maligna estava mais que clara.

3-fator 3: Blob se alia a outro vilão dos X-Men, o intocável Unus. ambos se vestem com uniforme dos X-men para assaltar um banco e sujar a imagem dos heróis.

A dupla enfrentou novamente os X-Men depois ambos se uniram ao Fator 3, uma organização que pretendia dominar o mundo. Mas eles descobrem que o líder, o Mestre dos Mutantes, na verdade era uma alienígena que queria usar o mutantes para seus plano secretos.
Assim como os principais vilões dos X-men na época, foi capturado pelos Sentinelas de Larry Trask e só conseguiram sair quando os X-Men derrotaram os Sentinelas .
Quando estava enfrentando os Campeões, foi transformado em bebê assim como toda a Irmandade de Mutante pelo Mutante Alfa(Aparentemente o efeito do poder foi temporário).
  
4-Irmandade de Mutantes (II): Passou alguns anos na prisão e foge com a ajuda de Mística. Como retribuição, participou da nova Irmandade de Mutantes agora liderada por ela, mesmo não gostando da ideia de ser liderado por uma mulher.
user posted image
A equipe, que residia Infiltrada dentro do Pentágono, tentar assassinar o Senador Robert Kelly, um ativista anti-mutante que queria se candidatar a presidência. Eles foram impedidos nessa e em muitas outras ocasiões pelos X-Men. 
Depois enfrentaram os Vingadores mas foram novamente derrotados.
5- Força Federal / Vigilantes da Liberdade: Mística entra em contato com Val. Cooper, e a convenceu de dar indulto pelos crimes cometidos por sua equipe ao vincular a Irmandade ao Governo Americano com o nome de Força Federal. Nesta fase, executou várias missões ordenadas pelo Governo, como a prisão de Magneto e até mesmo dos Vingadores, que estavam sendo investigados por traição.
A equipe enfrenta os X-Men em Dallas, Blob esmaga Wolverine mas percebe que não é tão invulnerável assim. 

Força Federal e os X-Men se aliam Logo após a batalha para tentar impedir um mal maior: A entidade milenar conhecida como O Adversário que planejava dominar todo o Multiverso.
Também foram responsáveis pela captura do mutante fugitivo Rusty Collins que era perseguido do governo e estava sob a proteção do X-Factor original. Skids é presa junto.
Ciclope vai atrás da Força Federal a fim de respostas sobre o destino de Rusty e Skids, consegue acuar os integrantes e a ferir Blob com um raio concentrado, porém não consegue recuperar o jovem.

A Força Federal enfrenta os Carniceiros na Ilha Muir mas termina após uma desastrosa missão no Oriente Médio que teve a baixa de muitos membros, alguns mortos, outros gravemente feridos e Blob e Pyro presos pelo governo iraquiano.

6- Irmandade de Mutantes (III): Blob e Pyro são soltos da prisão por Groxo que os convidou para pertencer a sua Irmandade.
A equipe enfrenta Cable e a X-Force, o X-Factor, Falcão de Aço, Homem-Aranha e o Sonâmbulo. Em todas terminam derrotados.
Blob e os mutantes da Irmandade de Groxo foram rejeitados para se tornarem acólitos de Exodus.
Blob teve seus poderes ampliados por Massacre, atingindo o ápice de seus dons, o que lhe deu completo controle sobre sua massa corpórea, lhe deixando muito mais elástico. Mesmo assim teve insucesso em sua missão de roubar tecnologia do projeto Nimrod ao enfrentar três meninas da X-Force, Dinamite o fez engolir uma de suas bombas e ameaçou explodi-la dentro dele. Essa ampliação de poderes foi curta e posteriormente ele foi rebaixado à sua condição inicial.

6- Irmandade de Mutantes (V):
Após enfrentar o mercenário Maverick, foi a vez de Blob liderar uma nova versão da Irmandade, recebendo treinamento de ninguém menos que Charles Xavier, que estava temporariamente sob domínio maligno. Com o treinamento, Blob conseguiu liderar bem a equipe e deixá-la mais entrosada. Essa nova irmandade foi recrutada por Mística para recuperar a cabeça de X-51, o Homem-Máquina mas sem sucesso.

7- Irmandade de Mutantes (VI): Dukes tenta sequestrar um carro blindado mas é derrotado pelo Homem Aranha. A Mística então toma a liderança da Irmandade, e tenta uma nova tentativa de homicídio a Robert Kelly, mas falharam outra vez devido à intervenção dos X-Men e de Pyro que, em estado moribundo, se sacrificou arrependido de sua vida de vilão.

8- Tropa X: Blob passa um tempo em Genosha governada por Magneto. Mais tarde, Fred Dukes e seu colega Avalanche são recrutados a força para a Tropa X, um grupo paramilitar liderado por Banshee. Onde permitiu que Mística infiltrasse na equipe e ferisse gravemente Banshee.

Blob novamente foi rejeitado por Exodus em sua Irmandade de Mutantes, o que afetou a já péssima auto estima de Blob, fazendo-o procurar um terapeuta. Após uma sessão, Blob ataca o Instituto de Xavier e é derrotado pelos esforços combinados dos Novos Mutantes e Satânicos, e é preso então pela S.H.I.E.L.D.


9- Pós Dia M: Blob perde seus poderes assim como a maioria dos mutantes. Ao perder, perde sua massa corpórea habitual ficando magro, porém sua pele fica toda esticada, indignado com sua atual aparência Blob tenta o suicídio cortando a garganta mas não consegue pela quantidade de pele solta que agora possui.
9.1- Célula X: Se alia a um grupo de terroristas mutantes que perderam seus poderes chamado Célula X. Eles acreditam que o governo é o responsável pelo Dia M.
A pequena Layla Miller tinha previsto esse embate da X-Factor Investigações e a Celula X e, por isso, dá diretrizes a ao X-Factor seguir. Rictor tinha que comprar sanduíches e, no caminho de volta, um mendigo tenta roubar os sanduíches e acaba se revelando como Fred J. Dukes, o Blob. Rictor tem certeza que ele é da Célula X, não estando ali apenas para pegar sanduíches. Tenta pressioná-lo, sob protesto de Madrox, mas em um momento de distração, Dukes acerta o rapaz covardemente. Após agredir Rictor, Blob é arremessado longe pelo grito de Syrin, caindo em cima de Madrox. E a celula X é detida.

9.2- Blob Saudável: Dukes aparece sem sua pele excessiva (operou?) e virou astro de tv no japão trabalhando com Kingo Sunen como instrutor de perda de peso.

E depois é visto no espaço como lacaio do Alto Evolucionário que deu os poderes de volta a Magneto. Será que ele também pediria pra ter seus poderes de volta?
Citações:
aspasAjude com uma citação interessante de Blob
Edições Importantes:
.Primeira Aparição – Uncanny X-Men #3 (1964) No Brasil – ??
. Se une a Irmandade de Mutantes de Mística –  Uncanny X-Men #141, 198? No Brasil - Superaventuras Marvel #45, Ed. Abril 1986
.Versus Fortão – (X-Factor V.1 #107, 1994) No Brasil – X-Men #101 (1997, Ed. Panini)
Bibliografia:

Curiosidades:
Significado de Blob
Blob seria algo como uma bolha ou uma massa disforme.
Bolão:
No Brasil, no tempo da editora Gep, Blob era traduzido como Bolão.
A Volta dos que não foram:
A primeiríssima história publicada dos X-Men aqui no Brasil foi a história equivalente a Uncanny X-Men #7, o título original americano: “The return of the Blob” foi substituido por “A Volta do Bolão”.
Os X-Men (primeiríssima aparição deles no Brasil) enfrentam o “Bolão” e a Irmandade de Mutantes (chamada aqui de Maldosos Mutantes): Magneto, Feiticeira Escarlate (chamada de Bruxa Escarlate), Mestre Mental (aqui, simplesment Mestre), Groxo (“Sapo”) e Mercúrio. Esta aventura também marca a primeira aparição do computador Cérebro.
Como a primeira aparição de Blob nos EUA foi na edição Uncanny X-Men #3 e as edições Uncanny X-Men de 1 a 6 não saíram por aqui nessa época, a revista nacional tem como chamariz uma volta de um personagem que nunca tinha aparecido no Brasil.  A editora Gep publicou as histórias das Uncanny 7 a 19.
Uma verdadeira volta de quem não foi.

Outras Mídias:
Filmes

X-Men 2 (2003)

O nome Blob parece na lista de mutantes da tela do computador de Stryker quando Mística procurava a ficha de Magneto.

X-Men Origens: Wolverine (2009)

Fred Dukes
Fred Dukes era um mutante com poderes de invunerabilidade e força sobrehumana. Durante a guerra do vietnã ele fez parte de um grupo chamado Team X sobre o comando de William Stryker.
Depois de anos, Fred adquiriu obesidade mórbida e Logan acaba enfrentando-o quando Fred ouve errado e pensa que Logan está chamando-o de Blob.
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:
Desenhos

Homem-Aranha e Seus Incríveis Amigos (1981)

Nome não revelado
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:

Pryde of the X-Men (1989)

Blob
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:

X-Men Animated series (1992-97)

Blob
Dublado por Robert Calt. 
Ele é um capanga de Mística junto co Pyro e Avalanche

Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:

X-Men: Evolution (2000)

Fred Dukes
Dublado por Michael Dobson
Uma versão adolescente do Blob é um personagem fixo dessa série.
Jovem sem amigo que odiava que rissem dele. Fazia apresentações demostrando sua força durante os intervalos de shows de carro monstro (no lugar do Circo na versão dos quadrinhos). Foi convidado para voltar a estudar no Colégio de Bayville por Mística disfarçada de diretora, lá conheceu outros mutantes, se apaixonou por Jean Grey por ter dado atenção a ele e não rido como os outros;  mostra grande raiva de Scott Summers, entra para a Irmandade de Mutantes de Mística.
No fim da série, Professor Xavier tem uma visão do futuro onde vê Blob e a Irmandade trabalkhando para a Shield.
Semelhança com os Quadrinhos:
Irmandade de Mutantes
No fim, ele e sua equipe trabalhando para o governo
Diferença com os Quadrinhos:
Adolescente
Erros:

Wolverine and the X-Men (2008)

Blob, Fred Dukes
Dublado por Stephen Stanton
Semelhança com os Quadrinhos:
Pertence a Irmandade de Mutantes
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:
Jogos

Questprobe: featuring Human Torch and the Thing (1985)

Plataforma: Amstrad CPC, Apple II, Atari, Commodore 64, DOS, ZX Spectrum
Desenvolvedor: Adventure International
Blob

X-Men: The Arcade Game (1992)

Plataforma: Arcade
Desenvolvedor: Konami
Jogo de luta baseado na animação “X-Men: Pride of the X-Men”. Blob é um dos chefes de fase
aspasNothing move the Blob !”

X-Men: Next Dimension (2002)

Blob

Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:

X-Men Legends (2004)

Blob

Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:

X-Men Origins: Wolverine (2009)

Plataforma: pc,nintendo ds,wii,playstation 2, playstation 3, xbox 360, n-cage
Desenvolvedor: Raven Software
Fred Dukes
aspasDid You Call me Blob ?”

Lego Marvel (2013)

Plataforma: Microsoft Windows,  Nintendo DS, Nintendo 3DS, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Wii U, Xbox 360, Xbox One
Desenvolvedor: TT Games
Blob

Nenhum comentário:

Postar um comentário