Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

domingo, 6 de julho de 2014

Estrela Polar - Jean-Paul Jinadu-Beaubier


Northstar – Chris Claremont & John Byrne
Primeira Aparição: The Uncanny X-Men #120 (1979)
Nome: Jean-Paul Jinadu-Beaubier (nome de casado)
Outros Nomes: Jean Paul Martin, Jean-Paul Beaubier
Nacionalidade: Canadense (Montreal, Quebec, Canadá) Terra 616
Raça: Mutante
Status: Ativo


Poderes Mutantes:
  • Supervelocidade
-Capaz de canalizar energia cinética em suas moléculas para projetar seu corpo a altas velocidades, inclusive através do ar, o que lhe permite voar a velocidade máxima de mach 10 (tem potencial para chegar a velocidade da luz, mas seu corpo não suporta a tensão).
-Equilíbrio, agilidade e reflexos acima do normal (Seus reflexos não são proporcionalmente tão rápidos quanto sua velocidade.)
  • Em contato com a sua irmã, são capazes de alterar a taxa de aceleração de suas moléculas, para gerar um intenso clarão de luz. Gerando desde um clarão cegante até luz concussiva de alto impacto
- Em um período, quando se tocavam perdiam os seus poderes
Outros Poderes:
Equipamentos:
Habilidades:
Características Psicológicas: Revoltado, mal humorado
Características Físicas: Cabelos negros (algumas vezes desenhados como brancos), orelhas pontudas
Outras Característias:
Homossexual
Afiliações: Frente de Libertação do Québec, Tropa Alfa, Defensores Secretos, X-Men, Esquadrão Alfa (monitor), HIDRA
Base de Operações: Instituto Xavier
Ocupação: ex-Acróbata trapezista, ex-Ator,ex-esquiador profissional e ex-professor
Parentes Conhecidos:
Pai (morto) – Jean-Baptiste Beaubier
>>Irmã gêmea – Jeanne-Marie Beaubier (Aurora)
Mãe Adotiva (morta)- Joanne Beaubier
Pai Adotivo (morto) – Louis Martin
>>>> Filha adotiva (morta) – Joanne Beaubier
>>>>>Marido: Kyle Jinadu-Beaubier
Relacionamentos: Garota Púrpura, Kyle Jinadu-Beaubier (marido)
Biografia:
1- Origem: Jean Paul e sua irmã Jean-Marie (Aurora) foram separados dos pais, mortos em circunstâncias estranhas. Ele foi adotado pelo Sr. Martim, parente de seu pai (quando ele foi transferido para a Polícia Montada de Quebec) e sua irmã foi para um colégio religioso.
 Assim eles cresceram sem saber do paradeiro um do outro.
Martin morreu num acidente quando JeanPaul tinha apenas 6 anos que passou a ter uma vida marginal até ser levado para um orfanato.
Na adolescência ele uniu–se a um grupo terrorista pro–libertação de Quebec como mensageiro, trabalhou também como acróbata na França e, novamente no Canadá, como esquiador de gelo. Porém ele era um desastre, até que seus poderes mutantes se manifestaram e as coisas vieram a melhorar. Ajudado pelo seu  “protetor” Raymond Belmonde, aprendeu a não temer seus poderes mutantes e a usar esse poder em beneficio próprio, como por exemplo trapaceando ao usá-lo no esqui. Dessa forma, se consagrou campeão mundial e conseguiu uma medalha olímpica.
Nesta época teve contato com radicais separatistas mas os abandonou quando uma de suas bombas só não matou várias pessoas por ele tê-la desativado.
2- Tropa Alfa: A exposição pública com os esportes, permitiu ao Departamento H e seu líder Hudson (conhecido depois comoGuardião), estabelecessem uma conexão entre Jean-Paul e uma jovem que se parecia muito com ele e com poder de super velocidade. Ele descobriu que ela era sua irmã desaparecida há anos agora conhecida como Aurora. Hudson ofereceu um lugar para os dois na equipe que estava sendo formada. De início ele não aceitou bem a ideia, mas por causa dos problemas de esquizofrenia de sua irmã resolveu ficar para ajudá-la e formando um forte laço fraternal com ela.
Os irmãos reunidos, ao lado da Tropa Alfa, enfrentaram os X-Menna tentativa de trazer Wolverine de volta para o Departamento H.
A relação entre os irmãos foi abalada quando Jean-Paul acusou sua irmã de ser muito liberal, causando uma briga entre os dois. Nesta época a Tropa Alfa perdeu o apoio do governo, se dispersando e se reuniam somente em situações de extrema precisão. Aurora passou a ter um romance com Walter Langkowski, o Sasquatch. Jean-Paul o admirava por sua inteligência, mas ao mesmo tempo tinha ódio por achar que ele estava aproveitando–se de sua irmã.
Seu tutor Raymonde foi morto pelo toque mortal de St. Ives.
Walter submeteu Aurora à experimentos para realçar seu poder e lhe deixar independente do irmão. Para demonstrar sua independência, os irmãos se reencontraram para salvar a alma de Walter no Reino das Grandes Feras e Aurora perdoou Jean-Paul.
Ativamente na Tropa, Jean-Paul participou da aventura junto aos X-Men, quando eles enfrentaram o deus nórdico Loki. A X-ManVampira, feliz por temporariamente estar controlando seus poderes em Asgard, dá um beijo um Jean Paul, que aparentemente não gosta.
Acidentalmente o mundo soube que ele é mutante ao salvar um esquiador que estava sob o controle de Kara Killgrave (depois aceita na Tropa e usou os codinomes de Garota Púrpura ou Persuasão). Isto o deixou muito mal com a comunidade esportiva e o fez devolver os prêmios que havia ganhado.
2.1- Elfo?: Dias depois os Alfas voltaram na gruta onde Loki havia manipulado uma grande quantidade de poder que podia curar qualquer mal. Estrela Polar estava muito doente e Aurora com sua mente mais fragilizada do que nunca. Lá os dois irmãos tiveram o mesmo sonho que revelava que sua mãe era um elfo (Danae) e seu pai humano que tinha entrado numa caverna e arrebatado por Danae, os dois se apaixonaram, casaram e tiveram um casal de gêmeos. Os outros elfos descobriram o paradeiro de Danae e simularam o acidente de carro que a matou juntamente com o marido. Ela foi levada de volta para seu reino e ele morreu.
Os problemas de saúde de jean-Paul provinham de sua origem mística não aceitar a estadia na Terra. Nele afetou o físico e em sua irmã o psíquico. Aurora transferiu parte de sua força vital (como o facho de luz que ela emitia, depois das mudanças provocadas por Langkowski) para Estrela curando-lhe da enfermidade. Os outros Alfas enfrentavam o demônio Razer e fecharam a gruta com o vilão e Aurora lá dentro. Estrela desconsolado com a perda da irmã, vai para Alfheim, o lar dos elfos e Aurora sem poderes é deixada em um convento por Loki que não queria ficar em maus lençóis com os Deuses Negros, responsáveis indiretos pelas ações do filho de Odin.
Jean-Paul acabou descobrindo que tudo aquilo era uma maquinação do deus da mentira para se vingar de seu fracasso anterior e através de Jean-Paul (que na verdade o enviou para Asgard e não o Reino dos Duendes), alcançar a Terra já que a Ponte do Arco-Íris estava fragmentada. Com a ajuda de Talismã que também contou com Aurora, Persuasão, as irmãs Laura Dean (Portal) e Gnomo, conseguiram em derrotar Loki em Asgard. Os irmãos perceberam que não são meio elfos e o irmão fora curado pela luz da irmã por que era totalmente humano. Logo depois ele enfrentou com a equipe, Llan, o Feiticeiro.
2.2- Homossexualidade: Estrela continuou com o grupo (que pela terceira vez era financiado pelo Governo) e foi testemunha de várias reestruturações. Durante uma batalha com Mr. Hyde, Jean-Paul encontrou um bebê abandonado que depois de exames foi constatado ser portador do vírus HIV, ele adotou a criança ao qual deu o nome de Joanne Beaubier, mas que logo veio a falecer. Todos os acontecimentos fizeram Jean Paul solicitar uma entrevista coletiva, na qual ele revela ao mundo inteiro ser homossexual e que não é melhor ou pior que ninguém por isso.
Depois da revelação de Estrela, o governo canadense teve que tirá-lo do foco das atenções, não só porque tinha assumido sua homossexualidade, mas também porque estava sendo investigado quanto ao assassinato de um jornalista que anteriormente tinha lhe provocado nos jornais, assassinato esse que não havia cometido e para limpar seu nome teve que enfrentar o Weapon Prime (outro grupo financiado pelo governo) e o vilãoArcade, descobrindo que um antigo amigo havia lhe preparado esta cilada. Sem a Tropa, afastado de seus amigos e sem conseguir encontrar a irmã desaparecida, ele tentou o suicídio voando para o espaço até ficar sem ar e em seguida caindo em alto-mar, mas não conseguiu, pois foi salvo por um barco. Decidiu sair em busca de sua irmã após passar em frente da escola em que vivera e lá ter uma visão dela e conseguiu entrando em contato com seus velhos amigos da Tropa. Junto de sua irmã eles enfrentaram uma nova versão dos Alfas financiada pelo Departamento H e de uma nova Arma X que infectou Aurora com bactérias que a deixaram totalmente débil. Ele se enfureceu com o atual estado da irmã, novamente culpando suas atitudes heróicas e abandonou a Tropa.
3- X-Men: Jean-Paul escreveu um livro chamado “Nasci Normal”, na noite de autógrafos ele foi recrutado por Jean Grey para enfrentar Magneto e resgatarProfessor Xavier em Genosha. A missão foi um sucesso, boa parte pela participação de Jean-Paul.
Após um tempo no Instituto Xavier, Jean Paul demonstrou certa atração pelo Homem de Gelo, o que não deu muito certo, mesmo com o apoio da amigaAnnie, na época enfermeira da escola.
4- Academia X: Estrela Polar tornou-se professor de algumas disciplinas no instituto e monitor da equipe de alunos mutantes nomeados como Esquadrão Alfa. Um de seus alunos, o Anole se sentia muito próximo principalmente por se identificar devido a sua inclinação homossexual.
Foi mortalmente ferido por Wolverine que estava sendo dominado pela Hidra, seu corpo sem vida foi capturado pela Hidra para ressuscita-lo voltado para o mal.
Os diretores do Instituto, Ciclope e Emma Frost sabiam que o corpo de Jean-Paul estava com a Hidra e que ele poderia atacar a qualquer momento mas preferiam não revelar isso aos alunos para poupá-los e fazer o funeral que ele merece.
Seus alunos do esquadrão sofreram muito com a perda, principalmente Anole. Os estudantes do instituto e toda a equipe de monitores mutantes convalescem e fazem uma grande homenagem com longos discursos de alunos e colegas, causando grande comoção. Ganhou uma estátua no Instituto em homenagem ao homem que Estrela Polar foi que, de um jovem mimado e mau humorado, passou a ser um dedicado professor.
Jean-Paul e sua irmã foram capturados, tiveram suas mentes apagadas e foram usados por um grupo de seres chamado Filhos da Câmara para atacar os X-Men. Enquanto tentava matar Dentes-de-Sabre, Estrela Polar encontrou seu antigo pupilo, Anole que fica muito feliz em reencontrá-lo mas é atingido pelo seu ex-monitor com uma cotovelada hiper rapida, deixando-o inconsciente. Jean-Paul foi então detido por Cable, ficando inconsciente antes que pudesse matar Vampira e Dentes-de-Sabre.
Depois a Shield, utilizando aparelhos de realidade virtual, tentou desprogramar a lavagem cerebral feita pela Hidra mas não obteve o sucesso desejado. Os X-men oferecem ajuda e reproduzem as mesmas técnicas de desprogramação agora junto com sua irmã, Aurora, para juntos recuperarem a sanidade. Mas antes que o processo pudesse ser concluído, Exodus atacou o local, causando uma distorção nas mentes de Aurora e Jean-Paul. Despertando em choque, os dois tentaram fugir até que descobriram que não havia nada a temer: juntando suas mãos, suas mentes recobraram a memória e eles ajudaram a equipe de Vampira a deter Exodus e seus aliados.
Semanas depois, com o Instituto Xavier desativado e seus alunos dispersados, Ciclope enviou Jean-Paul em uma missão de busca por Anole. Jean-Paul pede desculpas a Anole pelo ataque ao garoto no período em que esteve sob lavagem cerebral e tentou fazer com que o garoto voltasse, mas ele não aceita e ainda esmurra o ex-mestre antes de partir.
Durante a invasão dos Skrulls em São Francisco, Estrela Polar e Aurora respondem ao chamado telepático de Emma Frost e unem-se aos X-Men na luta contra os aliens. Os irmãos Beaubier juntam-se ao Homem de Gelo para destruírem um canhão skrull.

Apesar de ainda morar no Canadá, quando podia saia com o nova iorquino Kyle Jinadu entre uma missão e outra com os X-Men.

Depois de muito namorarem a distancia, passa a morar nos EUA com seu namorado Kyle.
Kyle se sente um pouco inseguro por não ter poderes e não poder ajudá-lo quando está em perigo, achando que não tem espaço para ele na vida de Jean-Paul. Logo depois de morarem juntos, Jean-Paul pede Kyle em casamento, que não aceita, mas depois muda opinião e os dois se casam.
Citações:
aspasSer diferente é como dar uma pedra pros outros atirarem em você.”
Edições Importantes:
.Primeira Aparição (The Uncanny X-Men #120-121,1979) No Brasil – ?? Republicado em: Os Maiores Clássicos da Tropa Alfa V.1, 2007 Ed. Panini)
.Adota bebê com aids/ assume publicamente que é gay (Alpha Flight #106, 1992) No Brasil – não publicado

Curiosidades
InfoCuriosidades/ Outras Mídias
Sobre o codinome
As estrelas polares são conhecidas por permanecer sempre fixas no firmamento num ponto coincidente com a projeção do eixo da terra. Nesse sentido entende-se que as Estrela Polares podem referir-se tanto a Estrela do Norte (Northstar – o nome em inglês do personagem) como a Estrela do Sul que por permanecerem sempre fixas, é natural ser utilizada como referencial na orientação sobre a superfície terrestre, principalmente a estrela do Norte conhecida como Polaris, pertencente a constelação da Ursa Menor
Homossexualidade
Estrela Polar é provavelmente o primeiro e mais famoso super heroi gay dos quadrinhos.
Segundo alguns boatos em meados dos anos oitenta, Jim Shooter (Até entao editor chefe da marvel) declarou que a Marvel jamais teria heróis gays, e essa seria uma das razões que levou o roteirista e desenhista John Byrne a sugerir a homossexualidade de Estrela Polar porém de uma forma mais cifrada possível.
.Vampira, a primeira a saber?
Em Guerras Aasgardianas, tem um momento que a Vampira absorve as memórias dele com um beijo e diz “Mas, junto com seus poderes, eu também absorvi suas recordações, seus sonhos… seus segredos!”
Ela é provavelmente a primeira pessoa que sabia que ele era gay.
. Elfo
Quando os indícios de homossexualidade de Jean Paul começaram a ficar evidentes, e com a Tropa Alfa sendo roteirizada por outro escritor,  criaram a história de que os irmãos Beaubier seriam elfos para assim justificar sua conduta e lhe dar uma imagem mais heterossexual ou neutra.
A emenda ficou pior do que o soneto, principalmente porque os sintomas que ele vinha apresentando na época foram explicados como devidos a uma intoxicação típica de elfos expostos ao nosso mundo. A solução esdrúxula não agradou os leitores fazendo os escritores desmentirem essa fase deixando claro que Estrela Polar não tem parentesco algum com elfos.
. Saindo do Armário
Com o passar do tempo a cabeça de editores da Marvel e da DC mudou, Estrela Polar saiu de vez do armário em 1992 na edição 106 de Alpha Flight. O que gerou manchetes nos noticiários da época. A partir disso, heróis e personagens coadjuvantes assumidamente gays começaram a pintar em maior quantidade nas páginas dos quadrinhos americanos.
A história não foi publicada no Brasil, assim como a grande maioria das edições da Tropa Alfa desse período.
. Aí Tem…
Não há  nenhum caso onde foi dito explicitamente sobre algum parceiro do Estrela Polar no universo oficial, o 616 ( no universo Ultimate tem, o Colossus ultimate).
Mas na revista Marvel Swimsuit Special – Uma revista aonde não tem histórias, são apenas pin ups de heróis e principalmente heroínas em trajes de banhos (modo irônico – pra que história?)- aparece Estrela e Hector em uma das paginas. Hector é outro personagem gay, pertencente a equipe do Panteão, das histórias do Hulk .

No texto:  “Northstar and the Pantheon’s Hector find a secluded spot near one of Madripoor’s ancient temples to engage in their favorite kind of worship.
. Nos X-Men
Chuck Austen decidiu trazer Estrela Polar aos X-Men já que é uma revista que fala de intolerancia e preconceito.
Morte Polêmica
Estrela Polar foi morto por Wolverine durante uma história do mesmo escrita por Mark Millar.
Para o escritor Perry Moore (produtor do filme As Cronicas de Nárnia), o fato de um dos personagens mais populares da editora matar seu herói gay mais proeminente tinha uma mensagem negativa.
O escritor lançou uma campanha contra a edição, indo às lojas e colando adesivos nas capas e páginas internas da revista, com os dizeres “Não pode haver um super-herói gay?”, “Homofobia?” e “Questione-se: isso são direitos iguais?”.
Além disso, lançou em seu website a coluna “Quem se importa com super-heróis gays?“, no qual relata as experiências de mais de 60 personagens homossexuais dos quadrinhos.
Mark Millar, o escritor que “matou” Jean-Paul, rebateu as acusações de homofobia e, em seu site, afirmou que “ele não morreu por ser gay, morreu porque foi manipulado pelo Tentáculo”. Brincando, Mark ainda disse: “Acabei de ouvir dizer que alguns dos mortos no Titanic eram gays e lésbicas também. Vá tomar no cu, seu iceberg homofóbico”.
(Apesar da ironia de Millar, acredito que não houve nenhuma relação entre o assassinato e a opção sexual do personagem)
HeroO mesmo Perry Moore publica em 2007 o livro Hero. O trabalho narra a história de um herói adolescente que, além de super-poderes, tem que lidar com as descobertas de sua sexualidade.
Segundo o autor, sua missão é representar, de forma positiva, heróis homossexuais para jovens que “também estão se descobrindo”. Em entrevista recente ao jornal The New York Times, Moore reclamou da abordagem do tema nos quadrinhos, sobretudo no caso do Estrela Polar, herói assumido da Marvel Comics.
Primeiro héroi gay em 2009 ?
O arroz de festa e ex-chefão da Marvel Comics Stan Lee falou agora em 2009 que iria lançar um novo personagem e que, segundo ele, seria o primeiro super-herói gay. (?!?)
O personagem seria o protagonista de um serie de tv de uma hora de duração em produção para o canal de TV a cabo americano Showtime.
Lee, criador também de Hulk e X-Men, desenvolveu a ideia de um personagem gay a partir do romance “Hero” (citado acima), e parece estar com problemas de memória já que a própria Marvel já pensou nisso décadas atras.

Outras Mídias:
Info/ Curiosidades/ Outras Mídias
Desenhos

X-Men animated series

Estrela Polar
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:

Super Hero Squad

Estrela Polar
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:


Nenhum comentário:

Postar um comentário