Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

sábado, 5 de julho de 2014

Professor X - Charles Francis Xavier

av_charlesxavier

Professor X- Stan Lee e Jack Kirby, 1963
Nome – Charles Francis Xavier
Outros Nomes- Massacre, M-13
Nacionalidade- Norte-Americana (Nova York, EUA.) Terra 616
Raça – Mutante (nível ômega)
Status - Morto

Poderes Mutantes
Telepatia:
- Leitura, projeção, Indução/manipulação mental
- Projetar-se ao Plano astral
- Ataque Psíquico
Equipamentos
Cadeira de Rodas (Já usou vários modelos diferentes, incluindo algumas com armamentos e cadeiras flutuantes.)
Cérebro – Banco de dados e detector de mutantes, ao usá-lo amplia sua capacidade mental.
Jóia da Mente: Aumenta o poder da mente e permite acesso a todos os pensamentos.
Habilidades
Phd em genética, biofísica e psicologia.
Línguas: Inglês e Alemão
Características Psicológicas:
- Por ser obcecado pelos seus ideais, pode até usar de subterfúgios pouco éticos para atingí-los mas costuma respeitar a privacidade de pensamento não invadindo a mente de qualquer um.
Características Físicas:
- Paraplégico
- Calvície, efeito colateral de seu poder (cabelos loiros antes do poder)
- sobrancelha pontuda
Outras Características:
Afiliações- X-Men, Illuminati, Império Shiar, Piratas Siderais, Irmandade de Mutantes (Sob controle mental), Os Doze, “Excalibur de Genosha”
Base de Operações-Instituto Xavier, Palácio Imperial Shiar em Chandilar, Nave Pirata Sideral, Genosha
Ocupação- Soldado na guerra da Coréia, Professor, Geneticista, ativista da causa mutante.
Parentes Conhecidos:
Pai (morto) -. Brian Xavier
Mãe (morta) – Sharon Xavier
>>Mummudrai / “Irmã Gêmea” – Cassandra Nova
Padrasto (morto) – Kurt Marko
>>Irmão de criação – Cain Marko (Fanático)
>>>>Filho (morto) - David Haller (Legião)
>>Ex-Esposa – Lilandra Neramani
Relacionamentos:
Moira MacTaggert, Gabrielle Haller, Amelia Voght, Lilandra
Biografia: (Atualização recentes em verde)
1- Origem - Antes mesmo de nascer, quando ainda estava sendo gerado no útero de Sharon Xavier, Charles teve que enfrentar umMummundrai - parasitas sem corpo que tentam consumir o feto – e Xavier instintivamente o detém psiônicamente em seu primeiro ato consciente.
Seu pai, Brian Xavier, um renomado cientista e sua mãe pertenciam a uma família aristocrática tradicional. Ainda era uma criança quando seu milionário pai morre em circunstâncias suspeitas vítima de um acidente de trabalho em Alamogordo.
A mãe, viúva, se casa com Kurt Marko, companheiro de trabalho do marido morto. Com essa união, Cain Marko (Depois conhecido como Fanático) passa a ser seu irmão.
user posted image
Xavier se torna amigo de Carter Ryking (o Hazard), cujo pai também trabalhava em Alamogordo. As duas crianças foram submetidas a testes pelo Dr. Milbury, que nada mais era que o Sr. Sinistro que já sabiam que as duas crianças eram mutantes.
Começa a ter crises de dor de cabeça quando as manifestações de seu poder começam a aparecer, sentiu sua mente recebendo pensamentos de milhões de pessoas de todo o mundo simultâneamente. Isso era mais do que ele poderia suportar, e o jovem Xavier foi forçado a aprender a bloquear seus poderes mentais para não enlouquecer. Seu padrasto espancava sua mãe constantemente e, muitas vezes, fazia o mesmo com Cain e Charles. Anos depois sua mãe veio a falecer.
Com o passar dos anos e a evolução de seus dons mutantes, o jóvem Charles passa a ter queda de seus cabelos como efeito colateral de seus poderes, descobriu que Kurt forjou o acidente que matou seu pai e que casou com sua mãe apenas pela fortuna. No momento da morte de Kurt Marko, o padrasto pede perdão a Charles. Cain redobra o ódio por Charles por culpa-lo pela morte do pai. Ainda bastante jovem Xavier já se encontrava totalmente calvo.
O jovem Charles não via problema em usar seus poderes para se promover seja nos estudos ou no esporte.
1.2-Guerra da Coréia: Conheceu Moira quando fazia seu mestrado. Viveram uma forte paixão durante anos e pretendiam-se casar.
até que foi recrutado pro exército e participou da Guerra da Coréia. Durante a guerra, Charles sofre ao captar tanta dor e desespero com sua telepatia, aprendendo assim a gerar fortes defesas mentais para bloquear os pensamentos a sua volta.
Seu meio-irmão Cain também tinha sido convocado, Cain foi atraído por uma caverna em Camboja pelo chamado do demônio Cyttorak, se afastando de sua tropa, Charles havia ido atrás, mas não consegue impedi-lo. O cristal transforma seu irmão em Fanático.
Na verdade, o cristal queria atrair Charles Xavier e sua poderosa mente e não Cain. A caverna desmorona em Cain, Xavier não o resgata achando que estava morto.
Quando estava no hospital se recuperando de uns ferimentos de batalha, recebeu uma carta de Moira desmanchando o noivado pois tinha retornado a um antigo namorado, Joe Mactaggert. Moira alegou que precisava de alguém como ela. No fundo, Charles se questiona se ela não estava se referindo ao fato dele ser mutante.
1.3-Longa viagem pelo mediterrâneo: Abalado com o fim do namoro, viajou o mediterrâneo até chegar à ilha de Kirinos onde se recuperou da dor da perda.Tempos depois continuou sua viagem solitária indo para o Cairo. Lá Ororo Munroe, uma menina que futuramente seria conhecida como Tempestade, tentou roubar-lhe a carteira.
Ao usar seus poderes mentais na menina, foi interceptado mentalmente por Amahl Farouk (o Rei das Sombras), líder dos ladrões do Cairo, que o desafiou à um duelo mental. Xavier o derrota, prendendo sua mente no plano astral. Foi o primeiro vilão mutante que encontrou. A partir dali descobriu que o objetivo principal de sua vida era fazer com que humanos e mutantes convivessem pacificamente e proteger o mundo de pessoas como Farouk.
Em Israel, passa a trabalhar numa clínica psiquiátrica, foi apresentado pelo Psiquiatra Dan Shomrom à Eric Magnus, o futuroMagneto, um voluntário na recuperação dos sobreviventes dos campos de concentração alemães. logo se tornam grandes amigos, pois havia uma identificação grande entre eles e seus ideais mas, a vida sofrida de Eric faz com que ele ache impossível a coexistência pacifica entre humanos e mutantes, e nisso Charles discorda. Além de Magnus, Charles conhece Gabrielle Haller, uma menina em estado catatônico causado pelos traumas da guerra. Ele, ao usar secretamente seus poderes mentais, consegue livrar a garota da catatonia, a amizade com a garota com o tempo se torna um romance, romance esse manipulado mentalmente pelo ainda desolado Xavier.
Gabrielle fica grávida sem Charles saber, e tem David Haller, futuramente conhecido como Legião.
1.3.1 – Paralítico: Depois, atravessou Tibete, onde lutou em uma caverna com um alienígena chamado Lúcifer, que o deixou paralítico esmagando suas pernas com uma rocha.
Xavier pediu ajuda mentalmente a uma jovem chamada Tessa (Futuramente conhecida como Sábia) e a guiou até as profundezas deste local, onde ela o encontrou e a ajudou.


Xavier imediatamente sentiu que a garota era uma mutante como ele e explicou para ela o que isso significava. Durante sua jornada pelas montanhas em busca de um hospital, a jovem Tessa e o ferido Xavier conhecem Sebastian Shaw.

Foi levado para um hospital na Índia onde passou a fazer fisioterapia para suas pernas. Se apaixonou pela enfermeira norte-americana Amelia Voght, também mutante e passaram a morar juntos.
Obcecado com a idéia de ajudar os mutantes, começou os primeiros projetos pra a criação do Cérebro, computador criado para ampliar a telepatia com intuito de detectar mutantes. Quando finalmente voltaram aos os Estados Unidos, defendeu sua tese se tornando Doutor em genética avançada. Utilizou a mansão de seu padrasto para morar e formar uma escola para mutantes desenvolverem seus poderes. Porém, Amélia era contra a criação de um grupo mutante e, durante suas discuções, ela resolve terminar o namoro. Desesperado, Charles tenta forçar telepaticamente que aceite seu ponto de vista, porém se conteve a tempo. Amélia, ao perceber o que Charles tentou fazer, parte indignada. A partir daí Xavier percebe a importância de não interferir nos pensamentos alheios. Passa a respeitar a privacidade e a liberdade de pensamento. Ato louvável para alguém com potencial tão grande para manipulação mental.
2 Criação dos X-Men: Forma os X-men com seus 5 primeiros jovens estudantes: O primeiro a ser convocado foi Scott Summers, o Ciclope; O mais novo era Bobby Drake, conhecido como Homem de Gelo; Warren Worthington, o Anjo, um jóvem alado que já se aventurava como herói; o mais velho de todos, o já universitário Hank McCoy conhecido como Fera; e Jean Grey, uma jòvem que apesar de ter sido sua primeira estudante foi a última a ser convocada como X-man. Com o grupo formado sua primeira missão foi enfrentar o antigo aliado de Xavier, Magneto, que estava atacando o base americana de Cabo Cidadela.
Por obra do destino, além de Magneto -que tinha recrutado também uma equipe de mutantes, a Irmandade de Mutantes-, os X-Men acabaram enfrentando outros de seus antigos desafetos como Lúcifer e Fanático; este último deixando seus alunos bem feridos. Isso fez com que Charles se questionasse se o que estava fazendo com esses jovens era mesmo o certo a fazer.
O grupo era mantido de forma sigilosa, a humanidade não tinha conhecimento da raça mutante e Xavier, apesar de respeitar a mente alheia, muitas vezes apagava a memória relativa ao conhecimento do grupo quando alguém que representasse perigo descobria. Aos poucos Charles abandona essa tática pois além de não ser ética era cada vez mais inevitável que chegasse aos conhecimentos da humanidade.
Xavier descobriu que a Terra seria alvo de uma invasão dos alienígenas Z’Noxx, ele trocou de lugar com o vilão arrependidoMorfo (Conhecido por muitos como Changeling) que assumiu o seu papel enquanto se escondia no subsolo da mansão com a finalidade de se isolar e preparar uma defesa para a Terra sem intromissões.
A única que sabia dessa troca era Jean Grey. Mas Morfo foi morto durante uma batalha e Jean teve que manter o segredo fazendo todos acreditarem na morte do Professor.
Quando os Z´noxx resolveram atacar a Terra, finalmente o Professor Xavier se revelou.
Após a Guerra Kree-Skrull, fundou com Homem de FerroDoutor Estranho, Sr. Fantástico, NamorRaio Negro ePantera Negra uma organização secreta chamada Illuminatis, desde então mantém reuniões para definir assuntos pertinentes do universo.
Quando os X-Men foram capturados pela ilha mutante Krakoa, Xavier convoca os mutantes treinados por Moira Mactargget para resgatá-los. Mas a equipe toda é dada como morta na missão. Xavier e Moira escondem o acontecido de todos inclusive de que um dos integrantes era Gabriel Summers (o Vulcano), irmão deDestrutor e Ciclope.
O perigoso mutante canadense Wolverine foi contratado para matar Xavier, que manipulou sua já castigada memória e seus impulsos mais violentos e convocou o baixinho canadense para os seus X-men, pois ele precisava de seu mutante assassino pra quando fosse necessário. Xavier então convoca uma nova equipe de mutantes que ele acompanhava, composta de mutantes de várias partes do mundo. Esta equipe que, entre outros, continha Wolverine, Colossus, Tempestade e Noturno consegue derrotar Krakoa e resgatar os X-Men originais.
Xavier começa a ter pesadelos e visões sombrias sobre galaxias muito distantes e seres espaciais em guerra. Era a princesa dos Shia’rs conhecida como Lilandra Neramani tentando entrar em contato com ele. Até que um dia ela se materializa para ele e diz que, mesmo sem conhecê-lo, existe um vínculo psíquico entre eles desde o dia que Xavier uniu a mente de todos os habitantes da Terra para evitar o ataque Z’Noxx. Os dois se apaixonam, o amor deles transcendia qualquer distancia.
Acreditando que seus X-Men estavam mortos numa aventura no espaço, Charles reuniu um grupo de mutantes adolescentes e formou os Novos Mutantes.
3-Voltando a andar- Foi infectado pela Ninhada, e para impedir que ele fosse permanentemente dominado pela raça alienígena, foi enviado para a galáxia Shiar. A imperatriz Lilandra Neramani ordenou que Sikorsky e a Dra. Moira MacTaggert realizassem todos os esforços para salvar a mente de Xavier que ainda vivia num corpo da Ninhada. Assim, foi criado um clone mais novo, e sua mente foi transferida para o novo corpo.

Dessa forma o mentor dos X-Men e Novos Mutantes foi salvo, e seu novo corpo guardava uma surpresa, ele podia andar. A partir de então, passou a ser mais atuante na equipe, participando das missões em campo.
Charles descobre que tem um filho com Gabrielle Haller, porém não teve muita facilidade de trata-lo como tal. David Charles Haller, ou Legião,  sofria de múltiplas personalidades. O jovem entra no difícil processo de re-integração de sua personalidade e de cura de todos seus transtornos psicológicos. Professor promete nunca mais abandoná-lo, pórem não cumpre a promessa.
3.1- No Espaço - Ao ser ferido gravemente, Lilandra e os Piratas Siderais o levam para o espaço para ser curado por Sikorsky.
Devido a um romance com Lilandra e por acreditar que era mais necessário em Shi’ar do que na Terra, Charles permaneceu por um longo tempo ausente, ao lado dos Piratas Siderais na luta para recuperar o trono do império Shiar que Lilandra perdeu.
Nesse período a escola ficou sob a direção de um regenerado Magneto. Essa foi uma época sombria para os mutantes. Sem o professor, os X-Men e os Novos Mutantes passaram por muitas dificuldades e algumas mortes.Poucas notícias se tem de Xavier neste longo período que passou no espaço, mas em um curto período Xavier chegou inclusive a ter uma parcelo dos poderes da Força Fênix.
até que os X-Men o reencontram ao salvar o império Shiar de uma invasão Skrull.
4-De volta a cadeira de rodas: Os X-Men revelaram ao Professor que a Terra estava sendo dominada pelo Rei das Sombras, que havia se apossado do corpo de Legião. Assim, Charles retornou ao planeta com os X-Men e com a ajuda do X-Factor enfrentaram todos a terrível ameaça. Em um dramático combate no plano astral, a coluna do professor foi fraturada pelo Rei das Sombras e ele voltou a ficar paralítico, mas o sacrifício salvou a todos da ameaça.
Com o retorno de Charles Xavier na liderança, os X-Men se fortaleceram novamente com uma grande reformulação. Com o retorno dos integrantes originais ao grupo, foi dividido em duas equipes: A equipe azul e a dourada.
Charles agora passa a usar uma cadeira planadora amarela.
5- Massacre: Vários confrontos com Magneto se seguiram, até que em uma missao espacial (onde charles usou uma roupa que lhe permitia caminhar) resolveu dar um fim definitivo ao ciclo e atacou a mente de Magneto eliminando sua consciência.
Esse ato teve sérias conseqüências na mente de Xavier: Causou o surgimento de um lado negro do professor. Essa personalidade maligna se entitulou Massacre e causou muita destruição, só sendo detido com a separação física de Xavier e o sacrifício dos Vingadores, Quarteto Fantástico e outros heróis.
Querendo se redimir, Xavier se entregou à Val. Cooper pesquisar sobre o Massacre mas sua custódia foi transferida àBastion e sua Operação Tolerancia Zero (OTZ) fazendo-o ter um tratamento bem diferente do que imaginou. Enquanto estava encarcerado, os bancos de dados dos X-men foram roubados pela OTZ. Xavier é resgatado pelos X-men.
Para espanto de todos, Xavier revela em rede nacional, que é um mutante e que a Escola Xavier é dedicada a treinar mutantes.
O que ninguém sabia era que estava possuído pela sua mummundrai que enfrentou ainda no útero, que se auto-denomina Cassandra Nova. De posse da mente mais poderosa do planeta, Cassandra parte para o espaço com o audacioso plano de dominar o imperio Shiar e retornar  com o Guarda Imperial para destruir todos os mutantes da Terra. Enquanto isso a mente de Xavier estava presa no corpo de Cassandra que ela mesmo gerou uma coleção de doenças degenerativas para matá-lo em questão de dias. Antes que o corpo morresse, Jean distribuiu a mente de Charles em todos os mutantes da Terra com a ajuda de Cérebra.  Cassandra, ao usar a cérebra para matar os mutantes, tem a surpresa: é bombardeada com a mente de Xavier que toma seu corpo de volta e agora podendo andar pois o recém alistado Xorn “cura” Xavier – na verdade, ele usou nano-robôs para sustentar a coluna dele. Quando Xorn revela ser Magneto que se passava por Xorn se passando por Magneto (entendeu? Eu também não!), ele desativa os nano-robôs e Charles mais uma vez está incapacitado de andar; “Xorneto” assassina Jean Grey e em seguida é decaptado por Wolverine.
6-Genosha: Charles Xavier abandonou sua escola e deixou Ciclope como diretor. Passou a morar na nação mutante Genosha ao lado de seu amigo Magneto e de outros aliados com objetivo de reerguer a nação.
Até que Feiticeira Escarlateenlouqueceu e enfrentou todos os Vingadores acabando com a equipe e matando alguns dos integrantes. Seu pai, Magneto, ao descobrir o que estava acontecendo a resgata e leva para Genosha para ser tratada por Charles Xavier. Porém Wanda faz Xavier desaparecer
7- Segredos revelados: Xavier só retorna quando descobre que seus alunos estavam em grande risco ao enfrentar Perigo, a sala de perigo que se rebelou. Os X-Men descobrem que Xavier sempre soube que a sala era uma entidade viva, mas que ignorou e a explorou com seu objetivo de treinar seus alunos mutantes. Essa exploração a um ser vivo não foi bem vista pelos alunos. Onde muitos se decepcionaram com ele, principalmnt Scott Summers.
Após os eventos de Dinastia M, Xavier perde seus poderes e, como efeito colateral, recobra o uso das pernas. Em seguida, Um outro grande segredo é revelado. É descoberto pelos X-Men que uma outra equipe de X-Men foi enviada para Krakoa e morta ao tentar salvar a equipe original, e na equipe estava, inclusive, Gabriel Summmers (O Vulcano), o terceiro irmão  de Scott que Xavier simplesmente apagou de sua memória.
Esses dois segredos descobertos mostra que Xavier não é uma pessoa transparente e justa como sempre acharam. E que é capaz de manter uma grande farsa à qualquer preço para sustentar seus sonhos. Ciclope, o novo diretor do Instituto, indignado, simplesmente o expulsa da Mansão o homem que morou sua vida inteira lá.
Um de seus segredos ainda não descobertos é a sua participação nos Illuminati que, entre outros feitos enviou o Hulk para o espaço.
Xavier seleciona alguns X-men que ainda estavam a seu lado e juntos vão a uma longa missão no espaço para tentar deter Vulcano. Vulcano tenta matar o Professor arremessando-o dentro do cristal M’Kraan, Darwin o resgata de dentro do cristal. teve como efeito colateral o retorno dos seus poderes.
Quando Hulk volta para a Terra, mais forte e mais furioso do que jamais esteve, prometeu se vingar de todos os integrantes do Illuminati. Quando chegou a vez de Xavier, todas as equipes X vieram defendê-lo e mesmo assim não foi o bastante, Hulk derrotou todas as equipes de mutantes só não matou Xavier pois viu que a morte seria uma benção; continuar vivo, depois de tantas mentiras e mortes que seu sonho causou, é seu maior castigo.
Tentou ajudar os X-Men-na busca do primeiro bebê mutante desde o Dia M, mas Ciclope recusou sua ajuda. Entendendo que tinha de agir por conta própria, Xavier ajudou Cable garantir o bebê e encontrar uma rota de fuga mas quase morre após ser atingido por um tiro de Bishop na cabeça destinado a Cable.
8-Legado: Professor é resgatado pelos Acólitos  e fica em coma por dias.  Sendo salvo por Exodus, e recuperado do coma pela Sentinela Ômega e por Magneto.
Agora várias partes de sua memória estão perdidas. Sem a ajuda dos seus X-Men, ele está avido para descobrir seu lugar na nova realidade mutante.
Em busca de suas memórias perdidas, encara sua conturbada infância, com a ajuda das lembranças de seu amigo da época, Carter Ryking -que se encontra num hospital psiquiátrico- lembra dos testes a que fora submetido pelo Dr. Milbury e percebe que era o Sr. Sinistro desde o início. Gambit o salva de uns assassinos que pretendiam matá-lo. Inicialmente Xavier não o reconhece, mas logo as memórias do antigo x-man inundam sua mente. Xavier consegue impedir o Sr. Sinistro de renascer em seu corpo, e agora retorna a buscar a lacunas de seu passado perdido.
Seu próximo passo foi reencontrar Scott Summers, seu primeiro x-man que anda decepcionado com ele. Depois de ouvir que formou um exército para lutar sua guerra, Xavier responde que os inimigos teriam surgido da mesma forma e seu treinamento os manteve vivos mas teve que reconhecer como a arrogância de se achar no direito de interferir nas mentes alheias sem permissão já o levou várias vezes ao erro. Em seguida, Emma Frost invade sua mente mostrando ainda mais seus erros do passado. Arrasado Xavier parte e cumprimenta Scott dizendo que deixou os X-Men em boas mãos.
Depois de convencer Êxodo dissolver os Acólitos e de ser perdoado por Perigo, foi capturado por Norman Osborn numa base doM.A.R.T.E.L.O e sofreu torturas pelo Fera NegroEnquanto isso, Osborn recrutou Mística para se passar por Xavier em público. O verdadeiro Xavier é descoberto por Emma Frost que, infiltrada nosX-Men Sombrios de Osborn, o resgata.
Charles juntamente com uma equipe de X-Men ajuda Legião a recuperar suas personalidades perdidas. Legião sofre um choque em seu sistema nervoso e Charles promete cuidar dele.
9- Morte: Ciclope se torna hospedeiro da Fênix e, corrompido, se torna totalitário e acreditando que tem a solução para os problemas terrestres. Xavier decepcionado com suas ações recentes ajuda os Vingadores a derrubá-lo,  Xavier o atacou e exigiu que parasse, mas Ciclope perdeu o resto de controle que ainda possui e mata Xavier.
Um novo grupo de vilões trabalhando para o Caveira Vermelha capturam o corpo de Charles onde retiram seu cérebro para que o caveira possa exercer os poderes do telepata mais forte para destruir a raça mutante. 
O caveira teve seu plano arruinado pelos Vingadores mas consegue escapar e planeja voltar, agora usando a psiquê de Xavier para convocar o Massacre.
Citações:
aspasA mim, meus X-Men” (Uncanny X-Men #1, 1963)
Edições Importantes:
. Luta mental com irmã gêmea no útero (New X-Men #121, 2001) No Brasil- ??
. Luta mental com Amahl Farouk (X-Men #117, 1979) No Brasil-??
. Primeiro encontro com Magneto (Uncanny X-Men #161, 1982) No Brasil-??
. Fica paraplégico por Lúcifer (X-Men #20, 1966) No Brasil-Origens dos Heróis Marvel #2 (?? Ed. Abril)
. Resgatado por Tessa (X-Treme X-Men #44, 2004) No Brasil-??
. Primeiro encontro com Amelia Voght (Uncanny X-Men #309, 1994) No Brasil-??
. Funda os X-Men, primeira batalha contra Magneto (X-Men #1, 1963) No Brasil- Heróis da TV# 100 (19??, Ed. Abril) republicado em Biblioteca Histórica Marvel: Os X-Men# 1(200?, Ed. Panini)
. Forma o segundo Time de X-Men (Giant-Size X-Men #1, 1975) No Brasil-??
. Primeiro contato com Lilandra (X-Men #105, 1977) No Brasil-??
. Funda os Novos Mutantes (Marvel Graphic Novel #4, 1982) No Brasil-??
. Volta a andar (Uncanny X-Men #167, 1983) No Brasil-??
. Fica paraplégico por Rei das Sombras (Uncanny X-Men #280, 1991) No Brasil-??
. Reformula os X-Men (Uncanny X-Men #281/X-Men #1, 1991) No Brasil- ??
. Funda a Generação X (Uncanny X-Men #318, 1994) No Brasil-??
. Reforma a Escola (New X-Men #114, 2001) No Brasil-??
. Testemunha a destruição de Genosha (New X-Men #115, 2001) No Brasil-??
. Revela publicamente que é mutante (New X-Men #116, 2001) No Brasil-??
. Enterra um falso Magneto, começa a reconstruir Genosha (New X-Men #155-156, 2004) No Brasil-??
. Retorna aos X-Men (Uncanny X-Men #475, 2006) No Brasil-??


Curiosidades:
av_charlesxavier
Martin Luther King
Há uma forte comparação entre Xavier e Magneto e o conflito ideológico de Malcon X e Martin Luther King. Tanto Malcon X quanto King representavam a resistência da dignidade negra, mas enquato Luther King procurava a convivência pacífica entre negros e brancos (Professor Xavier), Malcon X era separatista (Magneto). Se a comparação foi proposital não sabemos.
O discurso público mais famoso de Luther King é conhecido popularmente como I Have a Dream (Eu Tenho um Sonho), sonho esse muito semelhante ao do nosso Charles Xavier.
Yul Brynner
Mas uma inspiração menos conhecida e confirmada pelo Stan Lee no livro Stan Lee: Conversations , foi de que o personagem foi baseado fisicamente pelo ator Yul Brynner, que adotava um visual totalmente careca.
Igualzinho, hein?
Genese Mortal – Um ótimo caso de acerto na cronologia 30 anos depois!
Sim, uma mini serie tão odiada pela maioria dos leitores tem algumas evidencias
Há um diálogo bastante interessante entre Moira e o Professor no começo da edicao Uncanny X-men #97 de fevereiro de 1976(!) em que ele diz que nao tinha o direito de pedir nennhum favor a ela, nao depois do que havia acontecido(…).
No entanto nunca fica claro “o que” havia acontecido, e por um longo tempo os leitores ficaram se perguntando sobre o que eles estavam falando. Ao final do run Claremont/Byrne, como não teve uma resposta clara a questão, pode se deduzir que estavam falando do filho de Moira MacTaggert, Proteus, que havia sido aprisionado por Xavier (1979 ). Mas sendo isso, porque temer tanto se abrir com Ciclope e os outros da equipe?
Depois de “Genese Mortal” ( 2006 ), pode tambem se aceitar a possibilidade de Xavier estar se lamentando sobre a equipe que ele formou com a ajuda de Moira, e que morreu ao tentar resgatar os X-Men na Ilha Krakoa. O único problema da teoria é que Moira teria o perdoado muito rapidamente, tocar nesse assunto acho deveria deixa-la irritada.
Outra cena que se encaixa com os acontecimentos de Genese Mortal é da revista de estréia dos novos mutantes, Chavier conversando com Moira diz: “Estou cansado de reunir jovens — crianças — de treiná-los apenas para mandá-los a morte. Já tenho sangue demais nas minhas mãos”.
Na época, não havia duvida que ele estava se referindo aos X-Men que estavam no Planeta da Ninhada e que Xavier achava que estavam mortos. Mas, depois de Genese Mortal, o dialogo encaixou como uma luva. Primeiro por falar justo com Moira – a unica que sabia do aconecido, e segundo porque ele falou de treinar crianças para a morte e a segunda geração de X-Men não era tão nova assim.
Erro – Mente Eletronica
Na edição Uncanny X-Men #9, Charlie Xavier usa sua telepatia para sondar uma bomba criada por Lúcifer. Mas como se a bomba não possui uma mente ?
Já em Uncanny x-Men #99 o Professor derrota um Sentinela com a sua telepatia, o que é inviável já que robôs -assim como bombas- não possuem mentes. Uma falha muito grave mas nem tanto na época, pois os limites dos poderes do professor ainda não estavam muito definidos.
O que sua telepatia faria na edição #999 ?
Illuminatis
Significa literalmente “iluminados” em latim. Na vida real, diversos grupos históricos não relacionados entre si se autodenominaram dessa forma. O mais relevante são os Illuminati da Baviera, que dizem ser uma organização conspiracional que controlaria os assuntos mundiais secretamente.
Dança das Cadeiras: Todas as vezes que Xavier voltou a andar.
1 << O alien Lúcifer aleija Xavier pela primeira vez muito antes de surgirem os X-Men;
2 >> Anos depois, Charles é infectado pela Ninhada e escapa da morte quando sua mente é transferida para um corpo sadio clonado pelos Piratas Siderais, voltando, portanto, a andar;
3 << O Rei das Sombras esmaga suas pernas (nada a ver com a coluna, o que causou contradição depois!);
4 _ _ Xavier volta a andar após os eventos de A Canção do Carrasco (quando ele quase foi morto por Conflyto), mas sabe que isso é apenas um efeito colateral temporário da cura que Apocalipse lhe concedeu. Após o efeito passar, ele volta a usar a cadeira de rodas;
5 >> Quando Xorn entra para equipe, ele “cura” Xavier – na verdade, ele usou nano-robôs para sustentar a coluna dele. (Mas isso não deveria ter nada a ver, porque agora Charles era paralítico por que o Rei das Sombras esmagou suas pernas, não sua coluna!);
6 << Quando Xorn revela ser Magneto que se passava por Xorn se passando por Magneto (entendeu? Eu também não!), ele desativa os nano-robôs e Charles mais uma vez está incapacitado de andar;
7 >> Após os eventos de Dinastia M, a Feiticeira Escarlate permite a Xavier recobrar o uso das pernas quando a realidade foi restaurada. E esse é o status atual dele
Cadeira Flutuante
No início dos anos 90, O professor Charles Xavier utilizou uma cadeira com design bem futurista, que flutuava.
      
Mas em 1986, nas histórias que Byrne escreveu para o Hulk, Banner utilizou rapidamente uma cadeira com design parecido, muito antes de Xavier. Será que essa foi a influencia para a criação da cadeira flutuante ? Bruce Banner projetou a cadeira de Xavier ?

Outras Mídias:
av_charlesxavier
Filmes

X-Men: O Filme (2000)

Professor X, Charles Xavier
Interpretado por Patrick Stuart, é o fundador do Instituto Xavier onde ajuda mutantes a utilizarem seus poderes.
Xavier abriga Wolverine e Anne (Vampira) no Instituto e promete ajudar Wolverine em resgatar as lembranças de seu passado.
Ele e seus X-Men precisam enfrentar um velho amigo, que por não compartilhar os mesmos ideais se torna um grande inimigo, Magneto que queria acelerar a evolução de toda a humanidade e sequestrou vampira.
No Fim, magneto é preso e Xavier o visita. 
image02

X-Men 2 (2003)

Xavier é preso por William Striker onde fica sob a supervisão do mutante ilusionista Jason Striker que o iludia enquanto o exército de Striker invadia o Instituto. 
Sob controle de Jason, Xavier começa a atacar todos os mutantes do mundo, depois magneto (que já havia fugido da prisão) o faz atacar todos os humanos.  É resgatado pelos X-Men e na batalha, sua aluna Jean se sacrifica.

X-Men 3 – O Confronto Final (2006)

Em uma cena de flashback, Xavier e Magneto (ainda aliados) convidam a jovem Jean Grey para integrar o instituto e serem sua primeira aluna mutante.
Xavier expressa preocupação sobre a dor de Scott pela morte de Jean e diz para tempestade substituí-lo como chefe da Escola caso algo acontecesse a ele. 
Ao descobrir que Jean está viva, ele revela que tinha mantido os poderes sob controle com barreiras mentais desde que ela era uma criança, resultando em seu desenvolvimento de uma segunda personalidade conhecida como “Fênix”.
 Magneto manipula a instável Jean contra o professor. Xavier tenta acalmá-la mas diz que ela é um perigo para todos, inclusive a si mesma.
Enfurecida ela pulveriza o corpo de Xavier.Sua morte provoca um grande impacto sobre os moradores do Instituto e é quase fechada até Tempestade decidir honrar o desejos de Xavier e se tornar a nova diretora do Instituto.
image03
Na cena pós-créditos, mostra que Xavier conseguiu transferir sua consciencia antes de morrer para um corpo em coma. Ele desperta quando Moira McTaggert se aproxima.  (Xavier havia discutido no início do filme como parte de uma aula de ética , a questão de ser eticamente correto testar tal transferência, observando que o homem em questão praticamente tinha morte cerebral).

X-Men Origens: Wolverine (2009)

 No passado, depois de Wolverine libertar um grupo de mutantes, Xavier (ainda com movimentos das pernas) os acolhe e o leva para seu instituto. 

X-Men: Primeira Classe (2011)

Agora interpretado por James McAvoy, o filme apresenta o jovem Xavier antes de formar os X-Men.
image01

image06

Wolverine: Imortal (2013)


X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (2014)

 No filme, tanto James McAvoy como Patrck Stuart interpretam Xavier
640px-Charles_Xavier_(Earth-TRN414)_002640px-Charles_Xavier_(Earth-TRN414)_004
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
-Não há parentesco com Fanático
- Amigo de infância de Raven (Mística)
- Seus cabelos cairam normalmente e não na infancia
- Britânico
Erros:
- Em X-Men (2000) Xavier não sabia como Magneto bloqueava os pensamentos mas em First Class (2011), que se passa antes, ele sabe que é o elmo que bloqueia.
- No First Class ele fica paralitico por Magneto quando ainda tinha cabelo mas no X-Men 3 e no Wolverine origens(2009) ele aparece andando e careca em cenas do passado. Além disso, no X-men 3 xavier ainda era aliado de Magneto. Esses furos foram melhor ajeitados em Dias de um futuro Esquecido (2014) dando a entender que tanto a não-paraplegia quanto a amizade com Magneto retornaram algumas vezes.
- Em X-Men 3, Xavier transfere sua mente para um corpo em coma. Mas em Wolverine Imortal e Dias de Um Futuro Esquecido, permanece com a mesma aparência.
Desenhos

The Marvel Superheroes (1966)

Professor X
Sua primeira aparição na tv foi no episódio Sub-Mariner – Dr. Doom’s Day one envia um alerta a equipe original dos X-Men para impedirem um ataque do Mole Man (Toupeira)
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:

Homem-Aranha e Seus Incríveis Amigos (1981-83)

Dublado por Stan Jones.
Participa dos capítulos The Origin of Iceman e na the X-Men Adventure.
image04
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:

Pryde of the X-Men (1989)

Voz por John Stephenson.
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:

X-Men Animated series (1992-97)

Professor X, Charles Xavier
Dublado por Cedric Smith, no Brasil dublado por: ??
Aparece em 20 episódios
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:

Homem-Aranha (1994-98)

Dublado por Cedric Smith
A mesma versão desse Xavier faz uma participação especial no quadrinho do Homem-Aranha. Ele tenta ajudar o protagonista com as transformações que estavam acontecendo com ele.
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:

X-Men: Evolution (2000)

Professor X, Charles Xavier
Dublado por David Kaye.
aspasEu cheguei a ver a mente de Apocalipse, vi alguns inimigos se tornarem nossos amigos, e com um peso no coração vi o mais querido dos amigos se tornar o mais terrível dos inimigos”

Wolverine e os X-Men (2008)

Professor X, Charles Xavier
Dublado por Jim Ward
wolverinexmen_ep20b
Um ataque inesperado a Mansão Xavier causa o desaparecimento de Xavier e Jean. Xavier encontra-se em coma em Genosha aos cuidados de Magneto, enquanto estava no coma foi para o futuro onde os Sentinelas controlaram o mundo. No futuro, Professor X usou a tecnologia futurista para poder voltar a andar e reuniu um novo X-Men. Durante o confronto final é resgatado por Wolverine do futuro e 4 clones da X-23. Seus esforços resultaram numa linha do tempo governada por Apocalipse.
image00
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:

Esquadrão de Heróis (2009)

episodio “Mysterious Mayhem at Mutant Academy”
Dublado por Jim Ward
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:

Iron Man: Armored Adventures (2009)

Dublado por Ron Halder. No fim do episódio “The X-Factor” Ele se convida Jean Grey para uma escola especial e revela para ele que também é um mutante.
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:

Astonishing X-Men Motion Picture (2009-2012)

Professor X, Charles Xavier
Dublado por Dan Green (aparentemente não é o mesmo Dan Green que já arte-finalizou muitas revistas dos X-Men)
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:

X-Men Anime (2011)

nome não revelado
dublado em japones porKatsunosuke Hori e em inglês por Cam Clarke .
image07
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:
Jogos

X-Men: Madness in Murderworld (1989)

Plataforma: Commodore 64, Amiga, Pc
Desenvolvedor:
Professor X
personagem não jogável

Wolverine: Adamantium Rage (1994)

Plataforma:Mega Drive, SNES
Desenvolvedor:

X-Men: Mutant Apocalypse (1995)

Plataforma: Super Nintendo
Desenvolvedor: Capcom
Professor Charles Xavier

X-Men: Mutant Academy 2 (2001)

Plataforma: Playstatiom
Desenvolvedor: Activision

X-Men: Reign of Apocalypse (2001)

Plataforma: Game Boy Advance
Desenvolvedor: Digital Eclipse Software
personagem não jogavel

X-Men Legends II: Rise of Apocalypse (2005)

Plataforma: Pc, Playstation 2, X-Box, Gamecube, Ncage, Playstation Portable
Desenvolvedor: Raven software, Vicarious Vision, Beenox, Barking Lizards Technologies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário